MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo: a um mês do fim do prazo, menos da metade dos contribuintes declararam IR

No município, apenas 6.140 declarações de Imposto de Renda foram entregues. O prazo termina no dia 30 de abril

Por Matheus Oliveira
02/04/19 - 09:49
Friburgo: a um mês do fim do prazo, menos da metade dos contribuintes declararam IR Expectativa da Receita Federal é de que existam 0,5% mais declarações neste ano | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Faltando menos de um mês para o fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda, menos da metade dos contribuintes de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, que precisam declarar, informaram seus rendimentos à Receita Federal. O prazo para entregar a declaração é até o dia 30 de abril.

Segundo dados da própria Receita Federal, em Nova Friburgo, 6.140 cidadãos entregaram a declaração até o dia 29 de março. De acordo com o órgão federal, em 2018, foram 30.029 declarantes na cidade. A expectativa, segundo a Receita, é de que esse número cresça até 0,5% neste ano.

Precisam prestar contas para a Receita Federal quem recebeu, no ano passado, rendimentos tributáveis acima do valor de R$ 28.559,70. As restituições serão pagas entre junho até dezembro.

Além disso, o contribuinte que recebeu rendimento isento, não tributável ou descontado diretamente na fonte e que somado ultrapasse o valor de R$ 40 mil terá que apresentar a declaração de ajuste anual. Os brasileiros que fizeram operações na Bolsa de Valores, mercadorias, futuros e assemelhadas também terão de fazer a declaração.

Como Declarar

Para declarar, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal, clicar na opção “Download do Programa” e baixar o programa do IR 2019.

Quem for declarar deve escolher se importa a declaração do ano anterior (deixa os dados salvos) ou se cria uma nova. Em seguida, o cidadão vai escolher entre a declaração de ajuste anual e incluir nome e CPF. A pessoa deverá preencher as telas seguintes e depois escolher entre as opções simplificada ou completa. Por fim, deve-se declarar os dependentes, caso os tenha.

As restituições serão divididas em sete lotes:

  • 1º Lote - 17 de junho

  • 2º Lote - 15 de julho

  • 3º Lote - 15 de agosto

  • 4º Lote - 16 de setembro

  • 5º Lote - 15 de outubro

  • 6º Lote - 18 de novembro

  • 7º Lote - 16 de dezembro


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.