MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Firjan Sesi abre inscrições para torneio de robótica First Lego League

Competição propõe que estudantes criem robôs feitos com peças de Lego; veja como participar

Por Matheus Oliveira
18/02/21 - 10:24
Firjan Sesi abre inscrições para torneio de robótica First Lego League Torneio de robótica deste ano possui a proposta de tornar as pessoas mais ativas | Foto: Divulgação/Firjan

O que fazer para tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem, seja no campo, na cidade ou em qualquer outro lugar? Esse é o tema da temporada Replay de 2020/2021 do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) que já está com inscrições abertas para a etapa regional.

Quem quiser participar do evento deve se inscrever até o dia 12 de março. Realizado pela Escola Firjan Sesi, a FLL é aberta para estudantes de 9 a 16 anos de escolas públicas, privadas, ONGs ou de uma equipe de garagem – formada por um grupo de amigos sem vínculo escolar – que queiram se candidatar na etapa regional.

As inscrições dos grupos para o torneio remoto de robótica são gratuitas e podem ser realizadas por técnicos ou professores que tenham mais de 18 anos no Portal da Indústria.

A competição propõe que estudantes criem robôs feitos com peças de Lego e receberá inscrições do Rio de Janeiro e de outros estados da Região Sudeste.

“O Torneio de Robótica First Lego League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida”, explica Simone Caires, analista de Educação Básica da Firjan Sesi, destacando ainda que, este ano, o torneio será realizado remotamente por causa da pandemia.

Reunidos em times de dois a dez integrantes e liderados por dois técnicos adultos, os jovens têm como objetivo usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia e da sociedade moderna e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

O Torneio Regional da FLL Replay está marcado para os dias 7 e 8 de maio e a etapa nacional está prevista para acontecer entre 28 e 30 de maio. Exclusivamente para a temporada deste ano, os integrantes da equipe precisam ter feito 16 anos até 01/01/2021.

Os mais bem colocados serão selecionados para a etapa nacional. O Torneio Internacional de Robótica envolve quatro categorias de avaliação: core values, design do robô, desafio robô (arena) e projeto de inovação.

Projeto

O Projeto de Inovação é o momento da pesquisa científica, de trazer uma solução para o desafio da temporada.

O grupo identifica um problema para resolver, cria uma solução para o problema da sua comunidade, compartilha suas ideias, aprende com outras pessoas e melhora a solução proposta a ser apresentada em um evento.

O core values usa o trabalho em equipe e a descoberta para conhecer melhor o desafio, através de ideias originais para o robô, mostrando como a equipe e suas soluções terão impacto e inclusão.

O design do robô compreende o tipo de montagem que a equipe fez, a mecânica do robô e a programação realizada para resolver as missões do Desafio do Robô. É preciso também explicar o que o robô vai fazer com base no código escrito.

Desafio Robô (arena): onde a equipe vai colocar o robô em funcionamento para realizar as missões, além de projetar todos os acessórios que o robô utiliza nessas missões.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.