MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Firjan lança guia prático da Lei Geral de Proteção de Dados para empresariado fluminense

Documento possui 30 páginas e é focado em 12 segmentos do setor industrial

Por Redação Multiplix
13/05/21 - 14:39
Firjan lança guia prático da Lei Geral de Proteção de Dados para empresariado fluminense Guia quer ajudar empresariado a se adequar à lei de proteção de dados | Foto: Banco de Imagem

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) lançou o Guia Prático da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para auxiliar o empresariado fluminense a se adequar à lei. O guia foi apresentado durante a live “Os desafios da LGPD para os setores produtivos”, no último dia 7 de maio.

O documento é um legado do Grupo de Trabalho Empresarial LGPD da Firjan, coordenado por Rodrigo Santiago, diretor de Relações Governamentais e Institucionais da Michelin.

O guia prático possui 30 páginas e é focado em 12 segmentos. Ele utilizou a experiência setorial de grandes empresas, apresentadas em 13 lives da federação.

“A partir dessa abordagem prática e setorial, o guia pretende dar o suporte jurídico necessário na implementação da LGPD”, destacou Gisela Gadelha, diretora de Compliance e Jurídico da Firjan.

Lembrando que a legislação está estruturada em dois grandes pilares: as normas que devem ser observadas e a segurança da informação. A convidada alertou para o fato de que a adequação à LGPD se dá não só pela obrigação legal de todas as empresas.

A LGPD é um diferencial competitivo, reforçou Luana Pagani, gerente de Integridade Corporativa da Firjan.

“Hoje não se fecha negócio sem ter uma cláusula explorando a lei, a confidencialidade dos dados, a privacidade”, complementou.

Para isso, o Guia da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro apresenta três passos a serem adotados pelas empresas, que podem ser parte de um Programa de Privacidade de Dados, conjunto de ações que auxilia a atuação da empresa quanto à cultura de privacidade de dados.

Neste capítulo, o empresário poderá responder perguntas formuladas por dois questionários, para apoiar na adequação à nova lei.

Mesmo podendo ser aplicado a todos os ramos de empresas, o guia apresenta alguns destaques setoriais como: Automóveis, Reparação e Borracha; Moda, Joias e Bijuterias; Construção Civil, Naval e Móveis; Energia; Cosmético e Farmacêutico; Alimentos e Bebidas; Plástico, Embalagem e Eletrodomésticos; Óleo e Gás; Metal Mecânico; Gráfico e Audiovisual; Tecnologia da Informação; e Cigarro e Tabaco.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.