MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estudo da Fiocruz mostra que as mortes em casa aumentaram durante a pandemia

Rio de Janeiro registou 48% dos óbitos em casa ou em vias públicas de acordo com levantamento

Por Redação Multiplix
07/07/20 - 10:57
Estudo da Fiocruz mostra que as mortes em casa aumentaram durante a pandemia No estado do Rio de Janeiro aumento de mortes em casa ou em vias públicas aumentaram 48% | Foto: Banco de Imagem

Um estudo realizado pela Fiocruz Amazônia revela que as mortes relacionadas com causas naturais em domicílios ou em vias públicas aumentaram 53% em quatro capitais brasileiras, incluindo o Rio de Janeiro. O levantamento possui os dados da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), coletado pelos cartórios.

Os dados são de 15 de março a 13 de junho, durante a pandemia do novo coronavírus. Em 2019 os dados apontam que os óbitos por causas naturais foram 44%. Já em 2020, esse número subiu para 53%. As capitais que fazem parte da pesquisa são: Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Fortaleza.

De acordo com o epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz Amazônia, responsável pelo levantamento, as mortes em casa ou em via pública por causas naturais, são quase todas evitáveis e podem indicar um déficit ou precariedade de atenção à saúde.

A pandemia do novo coronavírus teve, em abril e maio, as piores fases com aumento de casos e óbitos da doença. No Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas, o sistema de saúde chegou a entrar em colapso.

No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o aumento de óbitos por mortes naturais em casa ou em vias públicas teve um aumento de 48%, de acordo com os dados do CRC. O estudo mostra que de 15 de março a 11 de abril, foram registrados 667 casos, sendo 139 a mais que em 2019.

Já de 12 de abril a 16 de maio, esse número aumenta para 1.495. Em relação ao mesmo período de 2019, houve um crescimento de 662 óbitos. Na fase de 17 de maio a 13 de junho, o pico diminui, chegando a 867, porém, com 178 mortes a mais que em 2019.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.