MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estudantes de Cabo Frio denunciam racismo em loja de shopping de São Gonçalo: VÍDEO

Jovens haviam feito uma excursão ao Rio de Janeiro e, na volta para casa, pararam no local para lanchar e continuar o passeio

Por Natalia Amorim
19/10/22 - 16:07
Estudantes de Cabo Frio denunciam racismo em loja de shopping de São Gonçalo: VÍDEO Alunos do Ciep 193 Wilson Mendes, em Cabo Frio, dizem ter sido vítimas de racismo | Foto: Divulgação/Redes Sociais

O que era pra ficar marcado de forma positiva na memória dos alunos do Ciep 193 Wilson Mendes, de Cabo Frio, na Região dos Lagos, acabou ganhando outros contornos.

Na última semana, um grupo de 32 estudantes viajou ao Rio de Janeiro para um passeio de escola e visitou vários pontos turísticos como o Maracanã e o Planetário da Gávea.

Na volta para casa, decidiram parar em um shopping, na rodovia Niterói-Manilha, em São Gonçalo, para lanchar e continuar o passeio.

Neste momento, o grupo se dividiu e cinco deles entraram em uma loja de departamentos, onde dizem ter sido constrangidos por uma funcionária com o uso de palavras racistas e preconceituosas .

Os alunos afirmam ainda terem sido acusados de 'roubo' e, em seguida, expulsos do local por seguranças.

De acordo com a mãe de um dos adolescentes, Patrícia Monteiro Rodrigues, a funcionária da loja começou a acusar os adolescentes de ladrões e disse que todos os alunos do Ciep roubavam.

Nas redes sociais, circula um vídeo, que viralizou, da professora que acompanhava os alunos.

Na ocasião, ela cobra uma postura da gerência e descobre que a funcionária havia ido embora.

Em resposta aos questionamentos do Portal Multiplix, o grupo Americanas se pronunciou, por meio de uma nota, a respeito do caso e disse que repudia quaisquer formas de discriminação ou racismo.

A companhia reforça que, imediatamente ao conhecimento do caso, se colocou à disposição dos jovens e professoras para elucidar a questão. A loja não possui seguranças e a funcionária acusada é uma pessoa com deficiência na fala, condição que a obriga a aumentar o tom de voz para se fazer entender.

No documento, o grupo ainda diz que preza sempre pelo respeito ao cliente e que está avançando na apuração e avaliação de todas imagens para entender o que aconteceu e resolver da forma mais correta possível.

A Secretaria de Estado de Educação disse à reportagem que os responsáveis dos alunos envolvidos no caso foram convocados pela direção da escola e informados sobre todos os acontecimentos e providências tomadas.

A Seeduc informa que a unidade de ensino efetuou o Registro de Ocorrência e que a equipe da Regional acompanha o andamento do caso.

A Seeduc-RJ ressalta que não compactua com qualquer tipo de desvio de conduta e/ou qualquer tipo de discriminação ou preconceito contra qualquer pessoa.

A reportagem também procurou o shopping, que disse estar apurando o caso.

O São Gonçalo Shopping repudia todo tipo de discriminação, preconceito ou racismo. A administração do shopping já está em contato com o lojista para esclarecer o ocorrido.

O shopping ainda ressaltou que nenhum funcionário ou segurança do estabelecimento participou do ocorrido.

Veja outras notícias das regiões dos Lagos e Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.