MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estão abertas as inscrições para a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro

Evento destinado a estudantes vai ocorrer pela internet em dezembro

Por Redação Multiplix
04/09/20 - 15:24
Estão abertas as inscrições para a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do RJ tem inscrições abertas | Foto: Divulgação/Fecti

Estão abertas as inscrições para a XIV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), destinada a estudantes do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico, das redes pública e privada de ensino.

As inscrições vão até o dia 1º de outubro e o evento ocorrerá de forma online entre 2 e 5 de dezembro.

Neste ano, os cadastros dos projetos podem ser feitos diretamente na plataforma SisFECTI e deverão ser efetuados em uma das três modalidades :

  • Modalidade 1 - Projeto já desenvolvido, com resultados
  • Modalidade 2 - Projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais
  • Modalidade 3 - Projeto/proposta de pesquisa, sem resultados. Nesta modalidade, não poderão se inscrever estudantes concluintes do Ensino Médio ou Técnico.

Os alunos de 6º ao 9º ano podem inscrever gratuitamente seus projetos nas categorias de Ciências no Ensino Fundamental II, e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).

Cada instituição de ensino pode inscrever até quatro projetos criados de forma individual ou em grupos de até três alunos, sob a orientação de um professor da escola e com a participação, opcional, de um coorientador maior de 18 anos.

Os projetos submetidos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os projetos finalistas das Modalidades 1 e 2 serão publicados nos canais da XIV FECTI, em meio digital.

No ano passado, o projeto intitulado Macrophage: um jogo sério para o ensino de imunologia, desenvolvido por alunos do programa de extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Nova Friburgo, foi premiado na feira e chegou a participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Além deste projeto, um outro trabalho sobre sustentabilidade, feito por alunos do Ensino Médio Técnico em Informática também do Cefet de Nova Friburgo, ficou em segundo lugar na categoria Ciências Biológicas.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.