MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Está aberta a temporada do “bota casaco, tira casaco”, na Região Serrana

Amplitude térmica, característica dessa época do ano, tem deixado as tardes quentes e as noites frias em Nova Friburgo

Por Bernardo Fonseca e Matheus Oliveira
22/04/19 - 14:49 | Atualizada em 22/04/19 - 15:38
Está aberta a temporada do “bota casaco, tira casaco”, na Região Serrana Céu com poucas nuvens durante a tarde desta segunda, 22, no bairro Ponte da Saudade | Foto: Bernardo Fonseca

Toda pessoa que mora na Região Serrana do Rio, mais especificamente em Nova Friburgo, sabe que quando o inverno vai se aproximando, começa a temporada do “bota casaco, tira casaco”. É que com o tempo mais seco, a amplitude térmica aumenta. Dessa forma, as temperaturas sobem bastante durante a tarde e caem rapidamente ao longo da noite.

A manhã desta segunda-feira, 22, começou fria, por exemplo. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, na região de Salinas, na zona rural do município, marcou 10,1ºC às 7h da manhã. Porém, às 14h a estação automática registrou 26,5ºC. Uma diferença de mais de 16ºC em poucas horas. Situação semelhante ao que ocorreu ao longo do feriadão de Páscoa.

“Amplitude térmica é a diferença entre a menor temperatura da madrugada e maior durante o dia. Quando temos o céu limpo, sem vento, todo calor absorvido na véspera, se perde no espaço. Ou seja, sem nebulosidade, esse calor vai para o espaço e o ar que subiu mais úmido, evapora e retorna frio para as camadas mais baixas. Por isso, essa variação tão alta”, explica a meteorologista do Inmet, Marlene Leal.

Uma grande massa de ar seco está sobre o estado do Rio de Janeiro e em grande parte do Sudeste. Assim, o sol forte e o calor predominam. Nesta segunda, o sol reinará com força ao longo da tarde, mas há uma pequena chance de chuvas isoladas e de curta duração.

Na terça e na quarta-feira, a chance de chuva aumenta com a passagem de uma frente fria, mas o calor ainda continua, mesmo que de forma mais moderada do que em relação aos últimos dias.

“Estamos com uma frente fria vinda do Sul e que deve passar pelo litoral do Rio nos próximos dias, aumentando a nebulosidade e trazendo chuva fraca. A temperatura não deve cair muito e vai variar entre 12ºC, na madrugada, e máxima de 25ºC durante o dia”, afirma Marlene.

Mas esse refresco deve durar pouco porque a previsão aponta para a volta do tempo seco a partir de quinta-feira. A sexta e o final de semana devem ter sol e céu com poucas nuvens. O jeito é se adaptar e curtir o período.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.