MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você sabia? Time do Friburguense possui um clipe do hino ao melhor estilo de Rock

Envolvidos com o projeto relembram detalhes da produção que chegou a rodar em programa de famoso apresentador de TV

Por Matheus Oliveira
05/03/20 - 11:28
Você sabia? Time do Friburguense possui um clipe do hino ao melhor estilo de Rock O estádio Eduardo Guinle foi palco do clipe da versão rock do hino do clube | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

Quase todos os moradores de Nova Friburgo, na Região Serrana, já devem ter escutado a versão oficial do hino do Friburguense Atlético Clube. Mas o que nem todo mundo sabe é que uma inspiração em uma famosa campanha de uma revista deu roupagem mais jovem e moderna ao hino do clube da cidade serrana. E ao melhor estilo rock ‘n’ roll.

O hino do Frizão trata o Tricolor da Serra como “Orgulho da Nossa Terra” e tem um versão original ao estilo marchinha como as que Larmartine Babo fez para os grandes do Rio no início do século XX.

Em 2009, com o Friburguense celebrando dez anos na elite carioca, o jornalista Wanderson Nogueira era empresário da banda friburguense Slink que, inspirada em CD’s publicados pela Revista Placar com versões diferenciadas dos grandes times do Brasil, colocou a ideia em prática.

Com apoio da equipe técnica de seu programa de esportes em uma TV local e com a cessão do espaço do estádio Eduardo Guinle, a ideia saiu do papel.

“O clube cedeu o espaço e as imagens. Gravamos tudo em um dia só. Antes, gravamos em um estúdio, em que eu banquei com meus próprios recursos. Na hora de fazer o clipe contamos com os profissionais do programa de esportes. O cinegrafista Thiago Ceccon filmou tudo em um dia e no mesmo dia, o Oduvaldo Junior editou e colocamos no ar”, afirma Wanderson, antes de completar.

Gravar o clipe foi um desafio e tanto para a Banda Slink. Guitarrista do grupo musical, já extinto, Alex Saippa, contou as dificuldades de levar o projeto adiante.

A banda conta, além de Alex, com o vocalista Filipe Louzada, o baixista Luciano “B” Xavier e o baterista Rodrigo “Digão” Lima.

“Primeiro, o processo foi aprender a tocar a música, mas a original é estilo marchinha, então começamos e testar como poderia fazer para soar rock´n´roll. Então, aproveitamos o tema inicial para encaixar um solo de guitarra e dar a cara do estilo. No estúdio, gravamos a ‘guia’ com a bateria, depois fomos incluindo os instrumentos, sendo que a guitarra tem uma dobra na gravação e por fim a mixagem”, explica Alex.

Segundo Alex, o clube daria uma festa para lançar o clipe, mas em razão das campanhas ruins e queda da para a segunda divisão estadual em 2010, as festividades não ocorreram.

Porém, com o produto pronto, o feedback foi mais do que positivo e o clipe rodou o Brasil chegando ao conhecimento do apresentador e humorista Marcelo Adnet, então na MTV.

“O mais legal de tudo foi ver o produto pronto e receber o feddback. Todo mundo elogia muito. O Siqueira (diretor de futebol do Friburguense) e os jogadores dizem que preferem a versão rock. Um tempo depois, em 2009, o Adnet tinha um programa chamado 15 minutos , na MTV, e ele fez uma edição sobre hinos de futebol e encerrou o primeiro bloco falando da versão rock e com o hino. Gostaria de destacar a roupagem diferenciada feita pela Banda Slink em especial o solo do então guitarrista Alex Saipppa”, conta Wanderson.

Em um dia apenas e dentro das possibilidades, o produto final acabou sendo um sucesso e alavancando ainda mais o nome do Tricolor da Serra de Nova Friburgo para o Brasil e o mundo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.