Semifinais da Taça Rio são definidas e Carioca chega em sua reta decisiva

Bangu, Fla, Flu e Vasco seguem vivos na luta pelo título do torneio estadual

Por Matheus Oliveira
25/03/19 - 12:27
Semifinais da Taça Rio são definidas e Carioca chega em sua reta decisiva Jogadores do Flamengo celebram um dos gols na vitória sobre o Fluminense, no último domingo | Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Momentos de definição para os rumos do Campeonato Carioca deste ano. Isso porque, com direito a muita emoção, foram definidas, no último final de semana, as semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.

Flamengo x Fluminense

O clássico entre Flamengo e Fluminense fez jus a fama do duelo e empolgou os torcedores presentes no Maracanã com o triunfo por 3 a 2 do Fla, no último domingo, dia 24 de março. Enquanto o Rubro-Negro venceu o confronto e chegou a abrir 3 a 0, o Flu, mesmo com reservas, reagiu e quase empatou o duelo.

O jogo começou com o Fla tentando tomar a iniciativa, trocando passes e criando a primeira chance de gol aos três minutos em cruzamento de Pará, que Gabigol não alcançou. Entretanto, aos 13 minutos, o gol Rubro-Negro saiu: Everton Ribeiro acionou Pará na direita. O lateral, por sua vez, cruzou rasteiro e encontrou Bruno Henrique livre para abrir o placar.

O Flu tentou sair para o jogo, mas o Flamengo apostando na troca de passes e aproveitando os espaços deixados pelo rival, chegou duas vezes com perigo, em cabeçadas de Leo Duarte, que Agenor defendeu, e de Willian Arão, que encontrou o travessão.

O Fluminense respondeu depois de uma saída de bola errada do rival e com Caio Henrique acertando a trave. No rebote, Mateus Gonçalves chutou e Arão salvou em cima da linha. O Rubro-Negro ainda chegou em um voleio de Diego, mas o placar do primeiro tempo terminou com vantagem mínima do time comandando por Abel Braga.

Na segunda etapa, o Flu voltou buscando o empate e ameaçou em chute de Allan, logo aos três minutos. Entretanto, aproveitando o desentrosamento do time reserva do rival, o Flamengo encontrou espaços e aumentou a vantagem. Aos cinco minutos, Diego lançou Bruno Henrique, que bateu sem chances para Agenor: 2 a 0. Aos 12 minutos, com o jogo controlado, o time flamenguista fez mais um: Bruno Henrique aproveitou um erro da defesa tricolor e serviu Gabigol, que bateu cruzado para fazer o terceiro.

Quando o jogo parecia definido, Fernando Diniz colocou o Flu à frente, e apostando nos garotos, fez o Tricolor reagir. Aos 18 minutos, Calazans passou por Renê e cruzou na medida para Dodi diminuir. Animado, o Flu descontou novamente, aos 25, após cruzamento de Igor Julião, que João Pedro aproveitou: 3 a 2 e jogo aberto no Maraca.

No fim, o Fla-Flu ficou disputado, com muitas faltas e confusões, o atacante tricolor Pablo Dyego foi expulso e o Fla conseguiu segurar a vitória. Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, dia 27 de março, às 21h30, no Maracanã, pela semifinal da Taça Rio.

Vasco não conseguiu superar o Bangu, em São JanuárioVasco não conseguiu superar o Bangu, em São Januário | Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Vasco x Bangu

Foi no sufoco, mas o Vasco também chegou à semifinal da Taça Rio. No último sábado, 23, o time acabou derrotado pelo Bangu, por 2 a 1, em São Januário, e só avançou em razão da derrota do Volta Redonda para o Boavista.

O confronto começou equilibrado com as duas equipes buscando o ataque. O Vasco ficava mais com a posse de bola, enquanto o Bangu tentava roubar a bola e sair em velocidade nos contra-ataques.

O Cruz-Maltino criou oportunidades, em cabeçada de Bruno Silva, aos 9, e em chute de Tiago Reis, que o goleiro Jeferson Paulino defendeu, aos 10 minutos. Aos 31, foi a vez de Danilo Barcelos finalizar e exigir grande defesa do arqueiro banguense. Aos 42 minutos, o Vasco abriu o placar: Cáceres cruzou para chute forte de Rossi que Jeferson espalmou. No rebote, Tiago Reis mandou para as redes.

Na segunda etapa, o Vasco voltou controlando a partida, mas, logo em seu primeiro ataque, o Bangu empatou. Aos oito, Danilo Barcelos colocou a mão na bola e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Anderson Lessa deixou tudo igual.

O jogo ficou equilibrado com as duas equipes buscando o ataque. O Vasco criou as melhores oportunidades. Aos 30, Lucas Mineiro cabeceou com perigo. Aos 32, Werley e Maxi López não conseguiram empurrar a bola para o gol.

Aos 46, fazendo valer o ditado, “quem não faz, leva”, o Alvirrubro da Zona Norte virou o jogo. Robinho encontrou Marcos Junior na entrada da área, que bateu sem chances para Fernando Miguel. Festa do Bangu, que avançou tanto para a semifinal da Taça Rio quanto para a do Carioca. As equipes voltam a se enfrentar, agora pela semifinal da Taça Rio, na próxima quinta-feira, 28, às 21h30, no Maracanã.

Botafogo empatou com o Americano e se despediu precocemente do EstadualBotafogo empatou com o Americano e se despediu precocemente do Estadual | Foto: Vítor Silva/SSPress(Botafogo)

Americano x Botafogo

Não deu para o Botafogo. Precisando de uma combinação de resultados para seguir vivo no Estadual, o Alvinegro não conseguiu fazer a sua parte e encerrou sua participação no torneio, empatando em 2 a 2 com o Americano, no último domingo, no estádio Eucyr Resende, em Bacaxá.

O primeiro tempo teve poucas oportunidades de gol. O Botafogo tinha mais a posse de bola, se movimentava, mas pecava no último passe. Já o Americano jogava fechado esperando um erro alvinegro para sair nos contra-ataques. Dessa forma, o que se viu foi muita vontade, mas pouca inspiração e placar da primeira etapa permaneceu zerado.

Na etapa complementar, o Glorioso, precisando do resultado, começou pressionando o time de Campos e logo aos três minutos quase marcou em cabeçada de Rodrigo Pimpão, que o goleiro Luiz Henrique espalmou. Aos cinco minutos, a pressão surtiu efeito: depois de cobrança de lateral, Pimpão ajeitou a bola para Ferrareis, que deu um lençol no marcador e serviu Alex Santa, que bateu com categoria e abriu o placar.

O Glorioso teve pouco tempo para celebrar, já que, aos 13 minutos, o Americano empatou: Ricardinho cruzou e Romário deixou tudo igual. O jogo ficou movimentado com as duas equipes buscando a vitória. Aos 25, parecia que o triunfo seria do Alvinegro de General Severiano, quando Rodrigo Pimpão recebeu de Erik e marcou um belo gol: 2 a 1 Botafogo.

No fim, o Botafogo controlou o jogo e teve três oportunidades de marcar com Diego Souza, e Luiz Fernando, duas vezes. Entretanto, quem marcou foi o Americano, novamente com Romário, dando números finais ao duelo e fazendo o Glorioso se despedir de forma melancólica do Carioca.

Sem ter se classificado para a semifinal de nenhum turno, o Botafogo termina a competição na oitava posição com 13 pontos ganhos.

Outros Resultados

  • Volta Redonda 2x4 Boavista

  • Madureira 0x0 Cabofriense

  • Portuguesa 2x1 Resende