MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba o que vai acontecer com o Campeonato Carioca deste ano, segundo a Ferj

Diretor de competições, Marcelo Viana, fala das medidas tomadas pelos clubes e pela federação em meio à pandemia do novo coronavírus

Por Matheus Oliveira
28/04/20 - 16:58
Saiba o que vai acontecer com o Campeonato Carioca deste ano, segundo a Ferj Marcelo Viana é o diretor de competições da Ferj e explica o destino do estadual deste ano | Foto: Reprodução/Úrsula Nery (Ferj)

Um campeão em campo! Em meio à pandemia do novo coronavírus, muitas incertezas cercam o meio esportivo, especialmente o futebol. No Rio de Janeiro, o Campeonato Carioca de 2020 contou com diversas teorias de como iria terminar. Entretanto em entrevista exclusiva ao Portal Multiplix, via e-mail, o diretor de competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Marcelo Vianna, foi enfático: o torneio vai ser decidido em campo.

O Campeonato Carioca teve sua fase principal começando no final de janeiro e foi disputado até meados de março, na terceira rodada da Taça Rio, o segundo turno do Carioca, sendo paralisado em razão da pandemia do novo coronavírus.

Flamengo venceu a Taça Guanabara sobre o Boavista em fevereiroFlamengo venceu a Taça Guanabara sobre o Boavista em fevereiro | Foto: Reprodução/Alexandre Vidal (Flamengo)

Ainda faltam duas rodadas da primeira fase e as finais do returno. Além disso, o Flamengo conquistou a Taça Guanabara, equivalente ao primeiro turno e o Fluminense lidera a classificação geral que conta só os jogos das primeiras fases de cada turno.

Caso o Fla vença o segundo turno e o Tricolor siga na ponta, a final seria um FlaxFlu. Ou o vencedor da Taça Rio enfrenta o Rubro-Negro na decisão.

Com tal situação, o número de hipóteses e discussões sobre o futuro do Estadual só aumentou. Mas a decisão dos clubes e da Ferj é unânime, segundo Marcelo Vianna.

“Logo que decretado o estado de pandemia e a paralisação do Campeonato Carioca, os clubes, de forma unânime, decidiram em reunião com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro que a competição será finalizada no campo, tão logo as autoridades governamentais liberem as atividades. Não há sequer discussão sobre este tema. O Carioca será decidido nas quatro linhas”, revela.

Destacando que os impactos econômicos da pandemia e da conseqüente paralisação do futebol são mundiais, o diretor da Ferj explica que os clubes vão respeitar as ordens das autoridades de saúde.

“A Federação e os departamentos médicos, de forma pioneira, elaboraram o Jogo Seguro, protocolo médico com diretrizes de biossegurança para quando for permitido o retorno às atividades. E só voltarão a treinar com segurança”, destaca.

“Os clubes, conforme resultado das reuniões, só voltarão a treinar com permissão dos órgãos governamentais de Saúde. Essa liberação não partirá da Federação. Tudo está sendo feito com responsabilidade e na direção de preservar vidas”, ressalta.

Marcelo reforça ainda que a Federação está tentando ajudar os afiliados, especialmente os clubes pequenos.

Em uma das medidas pensadas está o retorno da competição. A Ferj, segundo Viana, tem planejado um retorno seguro por meio de reuniões quase diárias por vídeo conferência e comunicação frequente. A entidade trabalha com retorno para os próximos meses e jogos com portões fechados.

O documento, com 12 páginas, fundamentado em conceitos da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Sociedades Médicas Especializadas será entregue aos órgãos governamentais, em momento oportuno, para apreciação e possíveis recomendações e servirá como guia para todos os clubes quando do reinício progressivo das atividades de treinamento.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.