MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Para desbravar o velho continente! Lutador de Macuco busca título europeu de jiu-jitsu

Conheça trajetória de Emanuel Bastos que tenta o lugar mais alto do pódio em Lisboa, neste domingo

Por Matheus Oliveira
24/01/20 - 11:53
Para desbravar o velho continente! Lutador de Macuco busca título europeu de jiu-jitsu Emanuel Bastos vai lutar neste domingo em busca do título europeu de jiu-jitsu | Foto: Arquivo pessoal

Um hobby para praticar atividades físicas que acabou virando coisa séria e que pode culminar com um título europeu. Esse pode ser o resumo da trajetória do lutador de Macuco, na Região Serrana, Emanuel Bastos, que disputa neste domingo, dia 26 de novembro, em Lisboa, em Portugal, o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu.

O atleta macuquense iniciou na arte suave, aos 11 anos, para emagrecer, através de seu padrinho. Entretanto, a brincadeira ficou séria. Ele passou a se dedicar mais, foi se graduando e conquistou diversos títulos.

Entre as láureas, estão títulos como o de campeão Estadual, Carioca, Inter-Estadual, do torneio Rolls Gracie e campeão Rei do Rio. Além disso, ele conquistou o terceiro lugar no Sul-Americano CBJJ e foi campeão do ranking da FJJRIO 2019.

Como faixa azul, surgiu a chance de disputar a competição no Velho Continente. Assim, veio a luta para arrecadar dinheiro e custear a passagem e a estadia. Ele conta que recebeu ajuda de alguns estabelecimentos e da Prefeitura de Macuco.

“Mas a maior parte foi das economias que minha mãe tinha feito, e sem ela nada disso seria possível”, diz.

Sobre o torneio, Emanuel disse que a preparação ocorre há um bom tempo. “Meu professor Edwand Junior já vem me preparando para esse campeonato há bastante tempo. Nós não treinamos para apenas um campeonato em específico, nós trabalhamos para eu estar bem tecnicamente, fisicamente e mentalmente para poder encarar qualquer desafio”, afirma.

Mirando o lugar mais alto do pódio, Emanuel afirma ainda que o nível e a dificuldade do Campeonato Europeu serão grandes.

“O nível esperado para esse campeonato europeu é o maior possível, sem sombra de dúvida. Independente do resultado um campeonato desses agrega muito na carreira de um atleta, dando muito mais maturidade”, finaliza.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.