MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Escritor cantagalense lança romance ‘O Vaqueiro e o Jornalista’ nesta sexta-feira, 21

Livro é baseado na obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha

Por Redação Multiplix
20/12/18 - 15:43
Escritor cantagalense lança romance "O Vaqueiro e o Jornalista" nesta sexta-feira, 21 Romance O “Vaqueiro e o Jornalista” é baseado na obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cantagalo

A Casa Euclides da Cunha, em Cantagalo, recebe nesta sexta-feira, 21 de dezembro, às 19h, o escritor conterrâneo José Augusto Huguenin para o lançamento de seu primeiro romance, “O Vaqueiro e o Jornalista”.

Baseado na obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, a história trata do encontro dramático de um vaqueiro com um jornalista no árido sertão durante a Guerra de Canudos. O enredo desenrola-se com a saga de uma família sertaneja na Guerra de Canudos com os embates do jornalista que faz a cobertura da batalha, em constante crise de consciência.

Segundo a escritora Paola Mariz, que assina a orelha da publicação, o autor José Huguenin “faz das forças que duelam em Canudos o tema de seu primeiro romance. Corajoso, não se intimidou com Os Sertões, de Euclides da Cunha, mas se inspirou na obra-prima do conterrâneo para fazer, com isso, uma homenagem ao grande autor do livro vingador. O vaqueiro e o jornalista dói e emociona: o desfecho não pode ser diferente, mas torcemos o tempo todo por outro fim, talvez aquele em que todos ganhassem...”

Em 2019 serão 110 anos desde a morte de Euclides da Cunha. Segundo o escritor José Augusto Huguenin, na próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), o autor do clássico “Os Sertões” será homenageado.

José Huguenin

Natural de Santa Rita da Floresta, Cantagalo (RJ), é doutor em Física e professor universitário em Volta Redonda (RJ), onde mora. Euclidianista de nascença, participou como estudante de várias edições da Semana Euclidiana, em São José do Rio Pardo (SP), berço de estudos sobre vida e obra de Euclides da Cunha. O escritor tem vários prêmios literários, tem publicado livros de poesias (Vintém e Experimentos poéticos), crônicas (De manga a jiló provei...) e contos (A parede & outros contos). É membro da Academia Volta-redondense de Letras.

A Casa Euclides da Cunha fica na Rua Maria Zulmira Torres, s/nº, em Cantagalo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.