MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Escola Villa-Lobos oferece aulas online para alunos no estado do Rio

Teresópolis e Cachoeiras de Macacu têm unidades da instituição musical

Por Redação Multiplix
07/01/21 - 16:34
Escola Villa-Lobos oferece aulas online para alunos no estado do Rio Aula de música no polo da Escola Villa Lobos em Cachoeiras de Macacu | Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura

A Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), vinculada à Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, com incentivo à prática musical, está oferecendo aulas online para os alunos em todo o estado do Rio.

As cidades de Teresópolis e Cachoeiras de Macacu, na serra fluminense, têm unidades da instituição cultural.

A Villa-Lobos é uma das mais importantes instituições de ensino e fomento à prática musical do Brasil. Por causa da pandemia da Covid-19, as aulas presenciais tiveram que ser interrompidas por conta dos protocolos de saúde.

E, por isso, todos tiveram que se adaptar. A mudança foi inicialmente difícil, mas professores e alunos se adaptaram, e o modelo será utilizado em casos de necessidade de reforço, quando a pandemia acabar.

“Estávamos no início do ano letivo, finalizando a matrícula do curso técnico. Tivemos uma semana de aula, e veio o decreto do Governo do Estado (que impôs medidas restritivas). A partir daí, com o fechamento geral, tivemos que nos reorganizar para que as atividades não parassem. Não é a mesma coisa, mas é o possível. Aprendemos pouco a pouco a mexer nas ferramentas online e ter aula desta maneira. Foi um aprendizado coletivo e que permanecerá sendo usado como ferramenta de ensino”, destacou o diretor da escola, José Maria Braga.

No total, são 1.139 alunos matriculados nos três cursos que são oferecidos pela instituição, fundada na década de 50. São eles:

  • Curso Básico: É pago e não exige conhecimentos prévios, voltado para pessoas com idade a partir dos 13 anos
  • Curso de Formação Inicial: É gratuito e voltado para o público infantil, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências relacionadas às atividades de apreciação, execução e criação musical
  • Curso Profissional de Nível Técnico: Também gratuito, para jovens e adultos que pretendem ingressar no mercado de trabalho como músicos

Há ainda uma opção de curso para a terceira idade, neste caso, a proposta é inserir os idosos em atividades musicais.

Mesmo com um número reduzido de inscritos por conta do cenário atual, a EMVL prosseguiu com alunos de diversas regiões do estado do Rio. Além de Teresópolis e Cachoeiras de Macacu, são mais cinco unidades espalhadas no estado. Nas cidades do Rio de Janeiro, Armação dos Búzios, Conceição de Macabu, Miracema e Paracambi.

A Escola de Música Villa-Lobos também promove festivais, palestras, workshops e concertos de diversos gêneros musicais. A escola conta ainda com um centro de pesquisa e documentação, o Espaço Maestro Alceo Bocchino, com acervo especializado em música popular e erudita, composto de livros, partituras, periódicos, CDs e DVDs.

Teresópolis

  • Funciona no Centro Cultural Bernardo Monteverde, na Avenida Oliveira Botelho, 210, sobreloja, Alto. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 10h às 17h e o telefone de contato é o (21) 3642-1061.

Cachoeiras de Macacu

  • O Centro Cultural Ismar Cândido de Almeida, Mestre Marrinho, fica na Avenida Sant’Anna, 618, Japuíba, Centro. Contatos pelo telefone (21) 2649-6393.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.