MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Encontro ambiental vai lançar "Carta de Teresópolis" com diagnóstico dos rios da região

Rios Fluminenses: O que temos e o que queremos7º Encontro Estadual de Comitês de Bacias acontece em Teresópolis até esta quarta, 12

Por Redação Multiplix
12/06/19 - 09:44
Encontro ambiental vai lançar "Carta de Teresópolis" com diagnóstico dos rios da região Visita técnica dos participantes na sede do Parque Municipal | Foto: Divulgação/Jorge Maravilha (Prefeitura de Teresópolis)

Com o tema “Rios Fluminenses: O que temos e o que queremos”, o 7º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro começou na última segunda-feira, 10 de junho, em Teresópolis, e segue até esta quarta-feira, 12, com debates no campus Teresópolis da Universidade Estácio de Sá.

O evento reúne cerca de 300 participantes, entre representantes dos nove comitês de bacias fluminenses. Foram realizadas mesas de debates com especialistas no tema, minicursos, apresentação de trabalhos e visitas técnicas a áreas ambientais de Teresópolis e a empresas que praticam ações sustentáveis.

Para o secretário de Meio Ambiente de Teresópolis, Flavio Castro, o evento acontece em momento importante, em que o município discute a questão de saneamento básico.

“O município vai completar 128 anos e não tem um metro linear de tratamento de esgoto. O prefeito Vinicius Claussen assumiu o compromisso de contratar uma empresa para operar na cidade, com contrato definido e metas para que, nos próximos cinco anos, o município tenha várias estações de tratamento de esgoto e uma melhor distribuição de água tratada para a população”, pontua Flavio Castro.

A subsecretária Estadual de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Renata Blei, assinala que para tratar o tema é necessário o trabalho conjunto entre Governo do Estado e os comitês de Bacia na gestão dos recursos hídricos. “Por lei, nossa gestão é descentralizada e participativa. E a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade tem um papel importante na formulação das políticas de recursos hídricos e no planejamento estratégico de recursos hídricos do estado. Nossa atuação é muito próxima dos Comitês de Bacia, que são o coração da gestão participativa”, diz.

No encerramento do 7º ECOB, será realizada a assembleia do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), com a elaboração de documento oficial, denominado Carta de Teresópolis, com o resumo dos debates, diagnósticos dos rios, propostas e desafios a serem alcançados.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.