MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

'eMuseu do Esporte' abre espaço para exposições colaborativas

Mostras virtuais vão conter acervo pessoal de personalidades como Djan Madruga e Clodoaldo Silva

Por Redação Multiplix
12/05/20 - 17:46
'eMuseu do Esporte' abre espaço para exposições colaborativas Mostras do museu virtual vão contar histórias de atletas olímpicos em meio à pandemia | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

O eMuseu do Esporte – museu virtual que reúne as histórias do esporte brasileiro – abriu o período de exposições colaborativas. Todo o material apresentado faz parte do acervo pessoal de fãs, atletas, ex-atletas e de entidades esportivas, sendo cedido para a exibição virtual no site.

Lançado em abril, o eMuseu tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que oferece apoio técnico ao eMuseu, através da Superintendência de Museus e também do Sistema Estadual de Museus.

Neste período, serão duas temporadas de exposições colaborativas: a primeira vai até o dia 21 de maio, com destaque para as mostras olímpicas com a atleta de beach tennis Tatiana Flores, de Djan Madruga no triathlon e da Confederação Brasileira de Basketball, entre outros.

Nas exposições da modalidade paralímpica, os visitantes poderão conhecer a história do Davizinho do Surf, do triatleta Marcelo Collet, além do Instituto Benjamin Constant, o Clube de Regatas Vasco da Gama e outros.

De 22 de maio a 5 de junho, os destaques da segunda temporada serão Camila Bombana, no arco e flecha, Yanca Costa, no surfe; e Clodoaldo Silva, medalhista paralímpico na natação.

Além disso, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) apresentarão as histórias de superação e garra de seus atletas no paralímpico.

“A intenção é criar um museu através da construção colaborativa de toda a sociedade, incentivando, promovendo, divulgando e registrando a importância que o esporte tem em nossas vidas, como agente de transformação social, além de mostrar a enorme paixão que desperta”, afirma Bianca Gama, idealizadora do projeto.

Lançamento em abril

No dia 19 de abril foi realizado o lançamento oficial do eMuseu, com estreia da exposição temporária virtual Ciência x Mitos: na Copa de 1970 de futebol, de curadoria e acervo do Prof. Dr. Lamartine da Costa.

O espaço também possuirá oito galerias virtuais permanentes, a serem lançadas em junho, contando com a participação de oito colecionadores, dentre os quais, entidades esportivas. As galerias contarão com um tour virtual com exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando aos visitantes terem experiências imersivas.

O eMuseu do Esporte é uma realização da empresa Gama Assessoria juntamente com a Uerj, através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (Itecs), com patrocínio da Enel Distribuição Rio e em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo, do governo do estado.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.