MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Empregos: quais as profissões emergentes para este novo ano?

Confira dicas de empregos que devem estar em alta em 2020

Por Matheus Oliveira
05/02/20 - 15:46
Empregos: quais as profissões emergentes para este novo ano? Gestor de mídias sociais é uma das profissões emergentes para 2020 | Foto: Banco de Imagem

Conquistar um bom emprego é a meta de muitas pessoas em 2020. Entre formações técnicas ligadas à tecnologia ou que exigem níveis menores de escolaridade, quais as profissões em alta neste ano?

A formação técnica é uma das portas de entrada para o mercado de trabalho. É considerada por muitos uma opção mais interessante, já que requer menos tempo e menor investimento que uma graduação. E até pode ajudar na escolha do curso superior no futuro, caso este seja o desejo.

Um levantamento feito pelo Senai mostrou que as profissões ligadas à tecnologia estarão entre as mais promissoras, pelo menos nos próximos cinco anos. No período, ocupações que têm a tecnologia como base não só motivarão a abertura de novos postos de trabalho como exigirão a requalificação de parte da mão de obra hoje disponível.

A demanda será maior por profissionais qualificados dos níveis superiores e técnicos, mas o topo do ranking, no entanto, deverá ser liderado pelas chamadas ocupações transversais, compreendidas como aquelas cujos profissionais estão aptos a trabalhar em qualquer segmento, como pesquisadores e desenvolvimento, técnicos de controle da produção e desenhistas industriais.

Técnicos de controle de produção; de planejamento e controle de produção; em eletrônica; eletricidade e eletrotécnica, e em operação e monitoração de computadores estão entre as 20 ocupações transversais que mais exigirão formação entre 2019 e 2023.

O gerente de Educação Profissional da Firjan Senai, Edson Melo, destaca as possibilidades que os trabalhadores atentos à tecnologia podem ganhar.

“A indústria segue em evolução com novas ferramentas e tecnologias cada vez mais conectadas. Assim, passou a exigir profissionais mais qualificados e dispostos a novos conhecimentos e competências, portanto é fundamental estar atualizado para se destacar no mercado”, afirma.

Edson Melo destaca cinco outras dicas para alcançar o sucesso no mercado de trabalho:

  • Possuir formação profissional sólida na área de conhecimento de seu interesse;
  • Networking com profissionais e grupos do mercado;
  • Capacidades socioemocionais;
  • Continuidade de estudos;
  • Pronto para assumir situações desafiadoras/inovadoras.

Linkedin

Já de acordo com o Linkedin, as cinco profissões emergentes para 2020 são:

  • Gestor de Mídias Sociais – Crescimento de 122% ao ano;
  • Engenheiro de cibersegurança - Crescimento médio de 115 ao ano;
  • Representante de vendas - Crescimento médio anual: 109%;
  • Especialista em sucesso do cliente - Crescimento médio anual: 79%;
  • Cientista de dados - Crescimento médio anual: 78%.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.