MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Em processo de extinção, filhote de anta é visto em Cachoeiras de Macacu

Animal foi observado na última semana na Reserva Ecológica de Guapiaçu

Por Redação Multiplix
19/07/21 - 14:43
Em processo de extinção, filhote de anta é visto em Cachoeiras de Macacu Filhote com cerca de seis meses foi flagrado passeando com a mãe pela floresta | Foto: João Pedro Stutz/Projeto Guapiaçu (Agência Brasil)

As antas estão em processo de extinção no estado do Rio de Janeiro há mais de um século, devido à caça e ao desmatamento. Indo na contramão dessa afirmativa, um filhote de anta foi visto na semana passada na Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana. A reintrodução da espécie na reserva teve início em 2018 com a soltura de três animais.

As antas Flora e Júpiter são os pais do filhote que tem cerca de seis meses e foi flagrado com a mãe, pelo sistema de monitoramento, realizado por meio de “armadilhas fotográficas”. O sistema que foi instalado em abril é uma parceria entre o Projeto Guapiaçu e o Antropopausa que é apoiado pelo National Geographic Society. Ao todo já são 38 pontos de monitoramento espalhados pela reserva e por áreas do entorno.

Novo morador é filhote de duas antas reintroduzidas na natureza em 2018 Novo morador é filhote de duas antas reintroduzidas na natureza em 2018 | Foto: João Pedro Stutz/Projeto Guapiaçu

Nas próximas semanas, a reserva de Guapiaçu vai receber mais três novas antas que vão dar início ao processo de aclimatação e soltura na floresta, assim como aconteceu no ano passado com a anta Jasmim, que nasceu em cativeiro e que hoje vive livremente na floresta.

Os novos moradores também nasceram em cativeiro, em uma mesma família na Bahia. Os nomes ainda não foram definidos e serão escolhidos por crianças das escolas da região.

Este é o segundo filhote de anta nascido livre na reserva o que, para os pesquisadores, representa a confirmação de que o processo de reintrodução da espécie na região está sendo bem-sucedido. O primeiro filhote nascido livre foi no ano passado.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.