MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conquista do voto: mulheres terão participação recorde e decisiva nestas eleições

Elas correspondem a 53% do total de eleitores aptos a ir às urnas; entenda essa importância

Por Redação Multiplix
26/09/22 - 16:44

Há 90 anos, as mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar e serem votadas. Apesar de ainda apresentarem uma presença minoritária entre os candidatos, as mulheres estão se tornando cada vez mais uma opção de voto nas urnas.

Mas, as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que as mulheres já são a maioria entre os eleitores neste ano. Das mais de 156 milhões de pessoas que poderão votar no pleito deste ano, mais de 82 milhões são do gênero feminino e 74 milhões do masculino. O número de eleitoras representa 53% do eleitorado, enquanto o de homens equivale a 47%.

O Brasil também bateu um recorde de candidaturas femininas neste ano. O número de mulheres que tiveram suas candidaturas registradas junto à Justiça Eleitoral é de 9.776, o que representa 33,3% do total de políticos elegíveis.

As mulheres serão maioria ainda na função de mesário. Segundo dados do TSE, são mais de 500 mil voluntárias em todo o país.

O pleito deste ano também tem outro significado especial. Será o primeiro no país após a sanção da Lei nº 14.192 de combate à violência política contra a mulher, que completou um ano em agosto. Veja na reportagem!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.