MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Eleições 2022: Mulheres representam maioria do eleitorado brasileiro

Eleitoras correspondem a 53% das pessoas aptas a votar; veja o que dizem algumas jovens de Friburgo que irão votar pela primeira vez

Por Nai Frossard
20/07/22 - 11:15
Mulheres representam maioria do eleitorado brasileiro Mulheres podem definir eleição desse ano | Foto: Reprodução/Roberto Jayme (Ascom TSE)

Noventa anos depois da conquista das mulheres brasileiras pelo direito de votar, elas podem decidir as eleições deste ano que vai definir quem será o presidente do país. De acordo com as estatísticas divulgadas recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres são a maioria das pessoas aptas a votar nas Eleições 2022, seguindo a tendência de eleições anteriores.

Segundo os dados do TSE, dos 156.454.011 indivíduos que poderão votar no pleito, marcado para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro, em eventual segundo turno, 82.373.164 são do gênero feminino e 74.044.065 do masculino. O número de eleitoras representa 53% do eleitorado, enquanto o de homens equivale a 47%.

E a eleição desse ano tem um sabor a mais para quem está votando pela primeira vez. Em março, o TSE iniciou uma campanha para incentivar os jovens a tirar o título de eleitor.

O Portal Multiplix conversou com algumas jovens de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, que fazem questão de exercer o voto em outubro.

A estudante Bruna de Oliveira Fonseca, de 19 anos, é uma dessas eleitoras que o TSE lançou os seus holofotes: mulher e jovem.

Na última eleição para presidente da República em 2018, eu ainda não podia votar e eu ficava numa angústia terrível querendo poder participar, ter meu voto para ajudar a melhorar o país escolhendo àquele que mais me representaria. E hoje fico feliz em poder dizer que minha voz fará diferença através do voto. É significante para mim, principalmente como mulher, poder fazer parte da decisão do futuro do país.

Bruna comemora sua primeira votaçãoBruna comemora sua primeira votação | Foto: Arquivo/Bruna Fonseca

Bruna informou ainda que entendeu a importância de cada voz nas eleições e o que isso significa nas urnas. A partir desse momento, ela passou a usar as mídias sociais para contribuir de alguma forma com a conscientização das pessoas.

Para a estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF), Flora Heringer Saippa, de 19 anos, votar pela primeira vez neste ano é um motivo de alegria:

É uma das nossas maiores conquistas e talvez não nos demos total conta disso ainda. O voto é o maior meio de comunicação do povo - principalmente das minorias.

Flora faz parte do eleitorado jovem que vota pela primeira vez esse anoFlora faz parte do eleitorado jovem que vota pela primeira vez esse ano | Foto: Arquivo/Flora Saippa

A maior parte das eleitoras brasileiras (5,33%), como informou o TSE, está na faixa que vai dos 35 aos 39 anos, seguida por mulheres que têm entre 40 e 44 anos (5,32%) e pelas que possuem de 25 a 29 anos (5,20%). Entre as eleitoras, há 87.400 mulheres com 100 anos ou mais.

O número de eleitoras também é maioria no exterior. Das 697.078 pessoas que moram fora do país e se habilitaram para votar para o cargo de presidente da República, 408.055 (59%) são mulheres e 289.023 (41%) são homens. Esses números correspondem, respectivamente, a 0,26% do eleitorado feminino e a 0,18% do masculino do país.

Julia diz que ficou feliz em saber que as mulheres representam a maioria dos eleitores esse anoJulia diz que ficou feliz em saber que as mulheres representam a maioria dos eleitores esse ano | Foto: Arquivo/Julia Mafort

Fazer parte dessa estatística que revelou a maioria feminina nos números de eleitores também é motivo de comemoração para a estudante Ana Júlia Mafort, de 18 anos. Ela analisa a situação:

Felizmente, toda a luta que o sexo feminino fez trouxe muitos resultados positivos. Certamente, a caminhada não foi fácil e muito menos pequena, mas estamos em direção à equidade de gênero e estou muito feliz de presenciar uma conquista tão importante.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.