MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pesquisa Datafolha mostra reação de Eduardo Paes na reta final do segundo turno

Levantamento mostra que ex-prefeito do Rio diminuiu em dez pontos percentuais a vantagem do candidato do PSC, Wilson Witzel

Por Matheus Oliveira
26/10/18 - 10:11
Pesquisa Datafolha mostra reação de Eduardo Paes na reta final do segundo turno Eduardo Paes diminui vantagem de Witzel. | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na reta final do segundo turno na disputa pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o ex-prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, mostrou reação e diminuiu em dez pontos percentuais a vantagem do candidato do PSC, Wilson Witzel, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada na noite da última quinta-feira, dia 25 de outubro. Segundo o levantamento, o ex-juiz federal possui 56% dos votos válidos contra 44% do antigo chefe do Executivo carioca.

Na pesquisa anterior, Wilson Witzel tinha 61% e Eduardo Paes aparecia com 39%. Os votos válidos são calculados excluindo os eleitores que irão votar em branco ou nulo e, também, os indecisos. Esta é a mesma fórmula utilizada apela Justiça Eleitoral para proclamar o resultado geral da eleição.

Votos Totais

Quando se calcula os votos totais, incluído brancos, nulos e indecisos, o resultado é o seguinte:

  • Wilson Witzel (PSC): 47%

  • Eduardo Paes (DEM): 37%

  • Em branco/nulo: 11%

  • Não sabe: 6%

Rejeição

O instituto Datafolha também pesquisou a rejeição dos candidatos ao palácio Guanabara através do seguinte questionamento: "E entre estes candidatos a governador, gostaria que você me dissesse se votará com certeza, talvez vote ou não votará de jeito nenhum em (nome do candidato)".

O resultado foi o seguinte:

Votará com certeza:

Wilson Witzel (PSC): 41%

Eduardo Paes (DEM): 32%

Talvez vote:

Wilson Witzel (PSC): 17%

Eduardo Paes (DEM): 14%

Não votará de jeito nenhum:

Wilson Witzel (PSC): 39%

Eduardo Paes (DEM): 52%

Não sabe:

Wilson Witzel (PSC): 2%

Eduardo Paes (DEM): 2%

Potencial de voto

Para projetar o potencial de voto de cada postulante ao principal cargo do território fluminense, o Datafolha perguntou aos entrevistados "Em relação ao seu voto você diria que:"

Wilson Witzel (PSC):

Está totalmente decidido a votar em: 88%

O voto ainda pode mudar: 12%

Eduardo Paes (DEM):

Está totalmente decidido a votar em: 80%

O voto ainda pode mudar: 20%

Pesquisa

A pesquisa entrevistou 1.481 eleitores em 42 municípios entre 24 e 25 de outubro. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) sob o número RJ-03785/2018. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.