MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pesquisa Datafolha aponta cenário equilibrado na disputa pelo Governo do Rio de Janeiro

Na corrida pelas duas vagas fluminense ao Senado, empate técnico entre quatro candidatos

Por Matheus Oliveira
23/08/18 - 09:50
Pesquisa Datafolha aponta cenário equilibrado na disputa pelo Governo do Rio de Janeiro Romário e Eduardo Paes estão empatados tecnicamente na disputa pelo Palácio Guanabara. | Foto: Divulgação/Datafolha

Em pesquisa divulgada na manhã desta quarta-feira, dia 22 de agosto, pela Instituto Datafolha – a primeira após a oficialização das candidaturas- os candidatos Romário Faria (Podemos) e Eduardo Paes (DEM) estão empatados tecnicamente na liderança da corrida pelo Governo do estado do Rio. Já na disputa pelas duas vagas do Rio ao Senado, quatro candidatos aparecem empatados: César Maia (18%), Flávio Bolsonaro (18%), Lindbergh (18%) e Chico Alencar (17%). Na corrida presidencial, existem dois cenários: um com Lula -que está preso após ser condenado em segunda instância-, que lidera com 39% dos votos e outro sem o ex-presidente, e com Fernando Haddad (atualmente vice na chapa petista) onde Jair Bolsonaro aparece na frente com 19% das intenções de voto.

Governador

Enquanto o ex-prefeito do Rio possui 18% das intenções de voto, o senador está com 16%. Na sequência, aparece o ex-governador Anthony Garotinho (PRB) com 12% do eleitorado. Na quarta posição estão Índio da Costa (PSD) e Tarcísio Mota (PSOL), ambos com 5%. Eles estão empatados com Pedro Fernandes (PDT) que possui 3% na preferência dos eleitores. Logo depois, surgem Marcelo Trindade (Novo) e Marcia Tiburi (PT), com 2%. Já Dayse Oliveira (PSTU), Wilson Witzel (PSC), André Monteiro (PRTB) e Luiz Eugenio (PCO) aparecem com apenas 1%. Os votos brancos e nulos somam a maioria dos entrevistados com 26% do total.

Pesquisa Datafolha aponta cenário equilibrado na disputa pelo Governo do Rio de Janeiro.Pesquisa Datafolha aponta cenário equilibrado na disputa pelo Governo do Rio de Janeiro. | Foto: Divulgação/Datafolha

Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, a maioria (55%) ainda não tem candidato, e 19% declaram espontaneamente que votarão em branco ou nulo. Foram citados espontaneamente Paes (7%), Romário (5%), Garotinho (4%), Tarcisio (2%), Índio (1%), Pedro Fernandes (1%) e Márcia Tiburi (1%), entre outros que não atingiram 1%.

Para este levantamento foram entrevistados 1322 eleitores em 33 cidades do Rio de Janeiro. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Senador

Na disputa pelo Senado Federal, um cenário acirrado. O ex-prefeito do Rio, César Maia (DEM), o vereador carioca Flávio Bolsonaro (PSL), o senador Lindbergh (PT), com os mesmos 18% e o deputado federal Chico Alencar (PSOL), com 17%, estão tecnicamente empatados.

Na sequência, estão o deputado federal Miro Teixeira com 11%, Pastor Everaldo (PSC), com 8%, Cyro Garcia (PSTU e Arolde de Oliveira (PSD), com 6%. Logo em seguida, surgem o Senador Eduardo Lopes (PRB), Mattos Nascimento (PRTB) com 5%, José Bonifácio (PDT), com 4%, Marta Barçante (PCB) e Aspasia (PSDB), somando 3% dos votos. Por fim, Fernando Fagundes Ribeiro (PCO) e Samantha Guedes (PSTU) estão com 2% da preferência dos eleitores fluminenses.

Presidente

Na corrida presidencial, o cenário que conta com o ex-presidente Lula (PT), o ex-presidente aparece com a preferência absoluta dos eleitorados com 39%. O segundo colocado na pesquisa é o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) com 22%. Na terceira posição, aparece Marina Silva (Rede) com 8%, seguida por Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 6% e Ciro Gomes (PDT) com 5%. Na sequência estão Alvaro Dias (Pode), com 3%, João Amoêdo (Novo), com 2%, e Henrique Meirelles (PMDB), Cabo Daciolo (Patri), Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU), com apenas 1% dos votos. João Goulart Filho e Eymael não atingiram 1%. Os votos brancos e nulos totalizam 11% dos eleitores entrevistados. Já 4% não opinaram ou não souberam responder.

Sem Lula, o quadro mostra liderança do militar da reserva Jair Bolsonaro com 22%, seguido pela candidata Marina Silva com 16% dos votos. Na sequência, aparecem Ciro, com 10%, Geraldo Alckmin com 9%, Álvaro Dias e Fernando Haddad com 4%. Já João Amoêdo e Henrique Meirelles surgem com 2% dos votos. Por fim, aparecem Vera Lucia, Cabo Daciolo, Guilherme Boulos e João Goulart Filho com 1% da preferência dos eleitores. Os votos brancos e nulos totalizam 22%. Não souberam opinar chega a 6% dos eleitores entrevistados.

Foram entrevistados 8.433 eleitores em 313 municípios do País entre 20 e 21 de agosto com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.