MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pesquisa aponta empate técnico entre três candidatos na corrida pelo Governo do Rio de Janeiro

Na disputa ao Senado lideram a pesquisa os candidatos Flávio Bolsonaro e César Maia

Por Matheus Oliveira
21/08/18 - 15:11
Pesquisa aponta empate técnico entre três candidatos na corrida pelo Governo do Rio de Janeiro Romário, Eduardo Paes e Garotinho saíram na frente na corrida para ocupar o Palácio Guanabara. | Foto: Divulgação/TSE

Após a oficialização das candidaturas para as eleições de 2018, que acontecem no dia 7 de outubro, o Ibope divulgou ontem, dia 20 de agosto, a primeira pesquisa eleitoral com os postulantes aos cargos de governador do estado do Rio, senador e presidente da República.

Governador

Para o cargo de Governador do Rio, o senador Romário Faria (Podemos) aparece na frente com 14%, porém empatado tecnicamente com o ex-prefeito carioca Eduardo Paes (DEM) e o ex-governador Anthony Garotinho (PRP), que aparecem com 12% das intenções de voto. Na quarta posição, está o vereador do Rio de Janeiro, Tarcísio Motta (PSOL) com 5%. Já o ex-secretário de Urbanismo do Rio de Janeiro, Índio da Costa (PSD) está com 3% da preferência dos eleitores. Na sexta posição, aparece a professora e escritora Márcia Tiburi (PT). Já o ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC), a educadora Dayse Oliveira (PSTU) e o policial militar André Monteiro (PRTB) estão com apenas 1% na pesquisa. O metalúrgico Luiz Eugênio Honorato (PCO) não foi citado.

Chama a atenção na disputa eleitoral pelo Palácio Guanabara, o número de votos brancos e nulos que somam 35% de acordo com a amostra. Quem não sabe ou não respondeu soma 11% do eleitorado. A pesquisa possui margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 39 municípios de todas as regiões do estado.

Foto: Divulgação/Ibope

Senado Federal

As intenções de voto para a corrida eleitoral para as duas vagas do Rio de Janeiro no Senado Federal indicam o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL) com 15%, empatado tecnicamente com o ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM) que possui 13%, assim como o senador Lindbergh Farias (PT). O deputado federal Chico Alencar (PSOL) está na quarta posição com 11% da preferência dos eleitores.

Já o jurista e professor Cyro Garcia (PSTU), o jornalista e deputado federal Miro Teixeira (Rede) e o Pastor Everaldo (PSC) estão com 6% nas pesquisas. Na sequência aparecem o economista e deputado federal Arolde de Oliveira (PSD) e o senador Eduardo Lopes (PRB) com 4%. Por fim, estão o músico Mattos Nascimento (PRTB) com 3%, a Subsecretária de Planejamento e Gestão Governamental da cidade do Rio de Janeiro, Aspasia Camargo (PSDB) e Jose Bonifacio (PDT) com 2%. Marta Barçante (PCB) e Samantha Guedes (PSTU) estão com apenas 1% da preferência do eleitorado fluminense.
O número de indecisos soma 40%. Os brancos e nulos para a primeira vaga totalizam 1,32% e para a segunda vaga chegam a 2,39%.

Presidente

Na luta para ocupar a Presidência da República, a pesquisa apresentou dois cenários: um com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outra com Fernando Haddad, do mesmo partido, ex-prefeito de São Paulo e candidato a vice na chapa de Lula, que deverá herdar o posto de presidenciável, caso Lula se torne inelegível pela Lei da Ficha Limpa, pois está preso em Curitiba, após ser condenado em segunda instância.

Com Lula, o cenário aponta o ex-presidente na liderança com 37% dos votos válidos. Em seguida aparece o militar da reserva Jair Bolsonaro (PSL) com 18%. Na sequência, Marina Silva (Rede) surge na terceira posição com 6%, empatada tecnicamente com Ciro Gomes (PDT) com 5 %, e com Geraldo Alckmin (PSDB), também com 5%. Na sexta posição da pesquisa está Álvaro Dias (Podemos) com 3%, seguido de Eymael (DC), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), todos com 1%. Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) não foram citados. Os votos brancos e nulos somam 16% e não sabem ou não responderam totalizam 6%.

Foto: Divulgação/Ibope

No cenário sem o ex-presidente Lula, o líder das pesquisas é Jair Bolsonaro com 20%, enquanto Marina Silva ocupa a segunda posição com 12%. Em terceiro aparece Ciro Gomes com 9%, seguido de Geraldo Alckmin, com 7%. Já Fernando Haddad aparece com 4% das intenções de voto, seguido por Álvaro Dias com 3%. Os candidatos Eymael, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, João Amoêdo, Cabo Daciolo, João Goulart Filho e Vera Lúcia surgem com apenas 1%. Foram entrevistados 2002 eleitores em 142 municípios brasileiros entre 17 e 19 de agosto. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Foto: Divulgação/Ibope


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.