MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Eduardo Paes fala em valorizar os servidores da Educação e levar o projeto de Vila Olímpica para todo o estado do Rio de Janeiro

Ex-prefeito do Rio ainda revelou suas propostas para as áreas de Meio Ambiente e Habitação

Por Matheus Oliveira
03/09/18 - 10:55
Eduardo Paes fala em valorizar os servidores da Educação e levar o projeto de Vila Olímpica para todo o estado do Rio de Janeiro Eduardo Paes tem como vice-governador, o deputado estadual Comte Bittencourt | Foto: Divulgação/Redes Sociais

O candidato do Democratas ao Palácio Guanabara, Eduardo Paes, destaca na segunda parte da entrevista para o Portal Multiplix, seus planos para Educação, Esporte, Meio Ambiente e Habitação. Na área educacional, Eduardo Paes propõe valorizar o servidor e ampliar o ensino em tempo integral na rede estadual de ensino.

“Precisamos que o ensino médio seja mais voltado para o mercado de trabalho, devemos ampliar o ensino em tempo integral, a gente precisa olhar a educação como uma fonte de oportunidades para os jovens de nosso estado. Olhar também a educação infantil, que não é uma tarefa do estado, mas existem exemplos no Brasil de experiências muito bem-sucedidas de estados celebrando parcerias com municípios para resolver os desafios enormes da educação. O meu compromisso com a Educação ficou claro durante minhas duas gestões à frente da prefeitura do Rio. Construí 300 escolas e quatro de cada cinco unidades educacionais foram erguidas nas Zonas Norte e Oeste, as mais carentes da cidade. Porque, além de construir, é necessário que essas escolas atendam a população mais carente e essa visão também aplicarei no estado. E não podemos nos esquecer dos professores que precisam e merecem ser valorizados. À frente da prefeitura do Rio contratei 43 mil novos profissionais na área da Educação e enviei à Câmara de Vereadores um novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, que era uma reivindicação antiga da categoria”, afirmou.

Como ex-secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo e tendo trabalhado para a vida de megaeventos como Olimpíadas e Copa do Mundo, Paes reforçou a ideia de implementar no território fluminense o projeto das Vilas Olímpicas.

“O papel do esporte na vida das pessoas, na questão do desenvolvimento da cidadania, na saúde e até na economia do estado é de extrema importância. Não foi à toa que lutei para a cidade do Rio ser a sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Mas, antes de mais nada, precisamos fazer um levantamento de todos os equipamentos e saber em que condições estão para reformar os que necessitem e colocar para funcionar. A minha intenção não é a de reinventar a roda, até porque, a situação fiscal do estado não permite grandes gastos.  Mas desejo replicar o que fiz na prefeitura do Rio com as Vilas Olímpicas, onde atendemos a uma média de 47 mil pessoas por mês, oferecemos 130 atividades gratuitas para a população e 30 atividades específicas para pessoas com deficiência. Vamos estabelecer parcerias com a iniciativa privada para cuidar desses locais e dar sustentabilidade aos projetos. E ainda com organismos sociais, como a que fizemos com a ONU Mulheres, no projeto “Meninas empoderadas pelo esporte”, onde atendemos a mais de 500 meninas, entre 10 e 14 anos, que tiveram trabalhada a sua autoestima e a independência através do esporte”, destacou.

Em um estado que possui uma rica biodiversidade, Paes pretende modernizar a gestão dos parques estaduais, estabelecer Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e propor parcerias com a iniciativa privada.

“Em relação ao Meio Ambiente vamos modernizar a gestão dos parques estaduais, ampliando recursos e incentivando o estabelecimento de mais Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Além de fazer parcerias com o setor privado para revitalizar e equipar os parques estaduais e promover corredores ecológicos. Sobre a questão dos deslizamentos, temos de recuperar ambientalmente as áreas de risco, fazer drenagens e treinar as comunidades para casos de emergências”, revelou.

Por fim, ele prometeu gerar renda para dar garantias de moradia às pessoas de baixa renda, evitando assim um colapso no setor de habitação estadual.

“Precisamos aumentar a oferta de empregos. Implementar, por exemplo, o Cartão Família Fluminense, como instrumento de redistribuição de renda no estado e ampliação da renda para as famílias em situação de extrema pobreza. Por que se a família não tem o mínimo necessário, como vai conseguir pensar em uma moradia? E, claro, em parceria com o governo federal, tentar disponibilizar moradias de baixa-renda para que a população mais carente possa ter finalmente acesso a uma casa”, concluiu.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.