MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis vai ganhar polo de ensino da Cederj

Previsão é de ofertas de cursos já para o início de 2021

Por Redação Multiplix
13/08/20 - 08:30
Teresópolis vai ganhar polo de ensino da Cederj Termo de cooperação foi assinado nesta semana | Foto: Divulgação/Filipe Dutra (Fundação Cecierj)

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vai receber o 35º polo do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). O termo de cooperação foi assinado entre a prefeitura e a Fundação Cecierj na terça-feira, 11.

A previsão é de oferta de cursos semipresenciais já para o primeiro semestre de 2021, de acordo com a prefeitura.

O polo Cederj será instalado no campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), localizado no município.

Também serão oferecidas vagas da rede de Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), além do Pré-Vestibular Social (PVS).

O prefeito Vinicius Claussen assinou o termo de cooperação com a presidente da Fundação Cecierj, Maria Isabel de Castro de Souza.

“O polo Cederj é uma grande conquista para Teresópolis, algo que fomos construindo coletivamente com o Cecierj ao longo de meses, visando reestruturar o ensino superior e técnico gratuito em Teresópolis. A proposta é ir agregando cada vez mais cursos de graduação, extensão e pós relacionados às vocações do município, com isso abrindo novos caminhos para os nossos jovens e formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho local”, comentou Vinicius.

A presidente da instituição destacou que o trabalho vai ser conjunto, integrando as políticas públicas da educação municipal.

“É importante ressaltar que estamos assinando um acordo, que vamos trabalhar juntos. Estamos aqui para mostrar como a Fundação toda está engajada nesse projeto, que deve ser um legado, não uma ação pontual, integrando as políticas públicas da educação municipal”, disse Maria Isabel.

O secretário de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Vinicius Oberg, falou sobre o investimento na educação municipal.

“A população de Teresópolis é muito carente na questão da oferta de graduação pública. Muitos precisam ir para outros municípios para estudar. A partir de agora, a gente vai ter a possibilidade de oferecer isso aqui em Teresópolis”, comentou.

O vice-presidente de educação superior à distância, Gláucio José Marafon, o vice-presidente científico, Robson Coutinho Silva, a diretora de polos, Cristiane Bittencourt, o diretor do CEJA, Sidney Borges de Souza, e o diretor do pré-vestibular social, Luiz Bento, também estiveram presentes na assinatura do termo de cooperação.

“A Fundação, além de oferecer o Ensino Superior, pode pensar em parcerias com a prefeitura, em vários acordos para agregar a questão da pesquisa atrelando a graduação e extensão. Aproveitar que temos desenvolvedores, equipe pedagógica e de designers para elaborar cursos técnicos e capacitar as pessoas que moram na região para empreender no próprio local”, explicou Maria Isabel.

Polo Cederj

O Cederj é administrado pela Fundação Cecierj, com recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e conta também com apoio das prefeituras municipais onde os seus polos estão instalados.

Composto por uma rede de 11 universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, das quais sete oferecem cursos de graduação à distância semipresencial: Cefet, UERJ, UenF, UFF, UniRio, UFRJ e UFRRJ.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.