MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Resultado do Enem já está disponível; saiba quais programas usam a nota para entrar nas universidades

Prouni, Sisu, Fies e até a possibilidade de fazer graduação fora do país são as opções disponíveis para os alunos

Por Kessia Coutinho
10/02/22 - 15:25
Resultado do Enem já está disponível; saiba quais programas usam a nota para entrar nas universidades Enem deste ano teve 218.204 candidatos no estado do Rio | Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues Pozzebom (Agência Brasil)

O resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 está disponível para consulta e os alunos já podem começar a pensar em qual meio vão utilizar para ingressar em uma universidade.

A divulgação só seria feita nesta sexta-feira, 11, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou para essa quarta-feira, 9. As notas estão disponíveis na Página do Participante.

O Enem 2021 foi aplicado pelo Inep nos dias 21 e 28 de novembro e a reaplicação aconteceu nos dias 9 e 16 de janeiro desse ano.

Ao todo, mais de 2,1 milhões de candidatos em todo o país se inscreveram para realizar o exame, sendo que no estado do Rio, foram 218.204 candidatos.

Os alunos podem usar as notas do Enem para ter acesso às universidades privadas que aceitem o exame como vestibular ou para que o candidato tenha acesso a algum programa do governo como:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso que deseja estudar, ou seja, é necessário que a nota seja igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso e os melhores classificados são chamados.

Pode se inscrever no processo seletivo do primeiro semestre quem prestou o Enem 2021 e tenha tirado nota superior a zero na redação.

As inscrições para o Sisu começam na próxima segunda-feira, 14 de fevereiro, e devem ser feitas no site do Sisu.

É importante lembrar que os candidatos que fizeram a prova apenas como forma de teste não podem se inscrever no programa.

  • Programa Universidade para Todos (Prouni)

O Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo e para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Apenas alunos que cursaram os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou então que estudaram os três anos do ensino médio com bolsa integral em colégios privados podem tentar uma vaga.

Para consultar outras regras e fazer as inscrições para o primeiro semestre de 2022, que vão acontecer entre os dias 22 e 25 de fevereiro, acesse o site.

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído por lei em 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

A partir de 2018, o Fies passou a oferecer um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

No primeiro semestre de 2022, o programa disponibilizará 111 mil vagas e a inscrição deve ser feita entre os dias 8 e 11 de março no Portal do Fies.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas também no link acima.

Quer estudar no exterior?

A nota do Enem também pode ser usada em faculdades fora do país, já que o Ministério da Educação possui um acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá.

Para isso é necessário estar de olho no portal da instituição, porque cada universidade tem suas regras para aceitar a nota da prova.

Os prazos para inscrição e entrega dos documentos também são diferentes.

Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.