MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Premiado pela Secec-RJ, jovem autista de Cabo Frio lança curso gratuito de escrita criativa

As aulas voltadas para pessoas com algum tipo de deficiência já estão disponíveis na internet

Por Vinícius Pereira
16/12/22 - 16:18
Premiado pela Secec-RJ, jovem autista de Cabo Frio lança curso gratuito de escrita criativa Curso está disponível na internet | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O premiado Curso Rápido de Escrita Criativa 'No Rolê da Criatividade', do jovem Davi Mendonça Cardoso, de 20 anos, já está disponível na internet. O cabo-friense é autista e teve o projeto contemplado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Cultura Inclusiva nas Redes.

“A ideia surgiu no período do isolamento social que vivemos, por conta da pandemia. Quando eu percebi que muitas pessoas começaram a se interessar por escrever textos para publicar. Então, resolvi criar um curso para ajudá-las a colocar para fora seus sentimentos e emoções”, explica Davi, que está dentro do espectro autista, no nível um de suporte.

O rapaz recebe um grande incentivo da mãe, a jornalista Simone Mendonça.

“Quando surgiu a oportunidade de participar do edital, pensamos juntos sobre qual projeto teria mais o perfil dele. Como Davi sempre amou ler e escrever, escolheu criar um curso que pudesse levar ainda mais gente ao mundo da leitura e da escrita. Fico feliz em vê-lo usar a internet de uma forma tão positiva e de estimular pessoas para a arte, especialmente as que possuem algum tipo de deficiência”, contou Simone.

Davi aborda teorias e exercícios práticos sobre criatividade e escritaDavi aborda teorias e exercícios práticos sobre criatividade e escrita | Foto: Reprodução/Redes Sociais

São três aulas online, com duração de 30 minutos cada, onde Davi aborda teorias e exercícios práticos sobre criatividade e escrita. O conteúdo tem como foco as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência ou processamento sensorial diferenciado, mas também pode ser acessado por todos que desejam se aperfeiçoar na escrita.

Davi conta que um dos motivos que o levou a criar o projeto foi a vontade de ajudar na construção de um mundo melhor, mais inclusivo, mais justo, mais pacífico. Ele disse ao Portal Multiplix que confia e reconhece o poder da internet para a evolução da sociedade, por isso, escolheu o YouTube como a plataforma para publicá-lo.

"Um exemplo histórico, que ajuda a explicar a minha ideia, é que nos anos 1930, em plena Grande Depressão, numa época na qual os Estados Unidos se encontravam numa situação semelhante a que o Brasil vive hoje, com uma população vivendo em forte crise econômica, foi quando a indústria do cinema se fortaleceu com a construção do 'American Dream' (Sonho Americano). Isso foi feito com o objetivo de resgatar o orgulho e a honradez do povo estadunidense. Agora, trazendo para o século 21, creio que o YouTube, ao ser usado para promover uma corrente do bem, é capaz de resgatar a autoestima do nosso povo num discurso de inclusão, respeito e tolerância”, finalizou.

O curso completo está disponível no canal do YouTube 'Davi no Rolê'. Acesse a playlist do curso contendo as três aulas clicando neste link.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.