MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Na reta final: como lidar com o estresse do segundo semestre letivo?

Alunos e professora contam como lidam com a tensão e as dificuldades da reta final do ano

Por Luisa Machado
05/08/19 - 11:21
Na reta final: como lidar com o estresse do segundo semestre letivo? Alunos dividem a atenção entre o estudo para a escola e para o vestibular | Foto: Banco de Imagem

As férias de julho chegaram ao fim e a volta às aulas no segundo semestre, para os estudantes, não é fácil. É nesse momento que o aluno deve correr atrás de manter as boas notas, recuperar as ruins e, para os alunos do ensino médio, principalmente do terceiro ano, a pressão é ainda maior, por causa dos vestibulares.

Rita Louback é professora de história do 3º ano do ensino médio em uma instituição de ensino da rede pública em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, e conta que, por muito tempo, resistiu muito a assumir essas turmas, justamente por ter noção do estresse dos alunos e por saber que eles estão em um momento decisivo na vida.

“Muitos ainda estão tomados de incertezas quanto ao futuro e a pressão de uma escolha que impactará tão decisivamente a vida deles é um grande elemento de estresse. E mesmo para os que não pretendem seguir com os estudos superiores, avizinha-se uma mudança radical, afinal também representará uma ruptura com um ambiente, a escola, que há anos foi uma extensão da sua casa.”

Yasmim de Freitas e Izabela Reis, ambas de 18 anos, são alunas da rede estadual de ensino e confessam estarem passando por momentos de tensão, que se agravaram com o começo do segundo semestre letivo.

“Voltar às aulas após as últimas férias é legal, as férias serviram para relaxar a mente e tirar um pouco da pressão que os estudos estavam me causando. Agora que voltamos, além de nossas obrigações habituais dos estudos, resolvemos também tudo que envolve a formatura. O segundo semestre é mais decisivo que o primeiro, ainda mais para quem relaxou no primeiro semestre”, conta Yasmim.

Para Maria Carolina (18), que também está estudando para o Enem, em outubro, a maior preocupação é conciliar os estudos da escola com os do vestibular.

“A exigência no terceiro ano é grande, mas acho que o ensino médio em si é um período de muita pressão, porque estamos sempre sendo lembrados de que está acabando o tempo e precisamos decidir nesse período o que vamos fazer das nossas vidas. Nesse último semestre, a minha maior preocupação é como conciliar o estudo da escola e do vestibular, porque pretendo prestar para o Cederj e também o Enem”, diz Izabela.

Para que o aluno consiga levar o segundo semestre até o fim sem maiores preocupações e nervosismo, são necessários alguns macetes. Além disso, também é necessário contar com a parceria dos colegas de turma, e da própria administração da escola. A professora Rita Louback conta que, para lidar com o estresse dos alunos no semestre final, ela tenta fazer com que os alunos se sintam acolhidos e preparados para os testes que estarão por vir.

“Independentemente de estarmos no segundo semestre, procuro fazer da sala de aula um lugar de acolhimento, não só de estudo dos conteúdos que poderão ser cobrados no exame. Uma dica que dou aos alunos é: não guardar as angústias para si. Se há uma tensão que esteja causando um sofrimento além daquele natural dessa fase de transformação busque a orientação educacional, converse com o professor. Compartilhe o mesmo com os seus colegas. Muitas vezes se tem a impressão que a insegurança é só sua, que todos estão convictos das suas escolhas, e certamente não é bem assim”, conclui a professora.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.