MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ministério da Educação lança a nova carteira do estudante digital e gratuita

ID Estudantil estará disponível nos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Dados serão fornecidos pelo novo Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Por Redação Multiplix
26/11/19 - 14:35
Ministério da Educação lança a nova carteira do estudante digital e gratuita Ministro da Educação, Abraham Weintraub, discursa durante lançamento da ID Estudantil | Foto: Reprodução/José Cruz (Agência Brasil)

Estudantes de todo o Brasil já podem emitir a nova carteira de estudantes: a ID Estudantil. O documento é digital, gratuito e ficará disponível nos dispositivos móveis, como celulares e tablets. A iniciativa foi lançada oficialmente na segunda-feira, 25, pelo Ministério da Educação (MEC).

A carteirinha de estudante dá o direito de pagar meia-entrada em shows, teatros, eventos culturais e esportivos.

Para emitir o documento, as instituições de ensino do país devem enviar as informações dos alunos (CPF, data de nascimento, curso, matrícula e o ano/semestre de ingresso) para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em seguida, serão colocadas no novo banco de dados nacional dos estudantes: o Sistema Educacional Brasileiro (SEB), lançado em outubro deste ano.

De acordo com o MEC, os estudantes podem conferir se a instituição de ensino em que estão matriculados já possui o cadastro completo no site da ID Estudantil (idestudantil.mec.gov.br), no governo federal. Se os dados estiverem incompletos, é necessário cobrar diretamente à unidade de ensino.

Ainda segundo o Ministério da Educação, o ano de 2020 vai ser de transição. A partir de 1º de janeiro de 2021, toda e qualquer instituição que quiser emitir carteira estudantil deverá consultar os dados cadastrados no SEB.

O novo formato para o documento quer diminuir a burocracia por meio da tecnologia, utilizando a leitura de QR Code, como já presente na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) fará o cruzamento de dados para evitar fraudes.

Para os estudantes, serão solicitadas fotos do RG e da CNH (maiores de18 anos) para comparação de imagens, coibindo fotos falsas ou de terceiros, tornando a ID de uso pessoal e intransferível.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.