MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Justiça determina retorno das aulas presenciais em escolas públicas e privadas de Teresópolis

Decisão ocorre após reclamação do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino e vale para creches, ensino infantil e fundamental; entenda

Por Redação Multiplix
03/05/21 - 10:56 | Atualizada em 03/05/21 - 11:43
Justiça determina retorno das aulas presenciais em escolas públicas e privadas de Teresópolis Justiça estadual determinou retorno às aulas presenciais em creches e escolas de ensino infantil e fundamental de Teresópolis | Foto: Banco de Imagem

A Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) acatou pedido do Ministério Público estadual (MP-RJ), após reclamação do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Teresópolis, e determinou o retorno imediato das aulas presenciais em escolas públicas e privadas do município da Região Serrana do Rio. A decisão, em caráter liminar, foi publicada na última quinta, 29.

No entanto, a Prefeitura de Teresópolis informou ao Portal Multiplix, nesta segunda, que ainda aguarda ser intimada para se manifestar sobre o assunto.

A determinação da juíza Vania Mara Nascimento Gonçalves, da Vara da Infância, Juventude e do Idoso da Comarca de Teresópolis, vale apenas para creches e escolas do ensino infantil e fundamental.

Pela medida, as unidades escolares devem adotar todos os protocolos sanitários para garantir a segurança do retorno às aulas, que deverão ser facultativas para os pais que preferirem que seus filhos sigam estudando a distância.

Entre os argumentos para a decisão, a juíza diz que “superada a fase inicial da pandemia, não se justifica a manutenção das escolas públicas e particulares fechadas, indefinidamente” e cita eventuais danos à saúde mental dos alunos, privados do ensino presencial e do convívio com a comunidade escolar.

O retorno poderá ser suspenso de acordo com as bandeiras de risco semanais divulgadas pelo governo estadual, que não libera aula presencial quando há a classificação de risco muito alto (bandeira roxa).

A decisão judicial dá 15 dias para que, se necessário, as unidades de ensino, públicas e privadas, que ainda não estejam em condições de ter o retorno imediato com segurança, façam as adaptações, assegurado a volta às aulas presenciais.

Ao Portal Multiplix, o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Teresópolis (SINDPMT) disse que aguarda parecer do setor jurídico do sindicato para tomar posição sobre o assunto.

A reportagem ainda tenta contato com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe). Este texto será atualizado assim que houver novidade.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.