MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Enem 2021: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição começa nesta terça

Procedimento é feito online; saiba quais são os critérios exigidos aos candidatos

Por Redação Multiplix
18/05/21 - 11:42
Enem 2021: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição começa nesta terça Pedido é feito por meio da página do participante | Foto: Reprodução/Internet

Começa nesta terça-feira, 18, o prazo para pedir isenção de inscrição do Enem 2021. O pedido pode ser feito pelo estudante até o dia 28 de maio pela página do participante, no site do Inep.

De acordo com o Instituto, têm direito a não pagar a taxa do exame os candidatos que estão cursando a última série do Ensino Médio no ano de 2021, em escola da rede pública; os que cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou foram bolsistas integrais na rede privada e têm renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.

Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que sejam membros de família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) também podem pedir a isenção da taxa da prova.

Já para os participantes que conseguiram a isenção do pagamento da taxa no Enem 2020, ocorrido no início do ano, e que não puderam comparecer às provas, devem apresentar uma justificativa para pleitear a isenção na edição deste ano.

Entre as justificativas aceitas pelo Ministério da Educação (MEC) estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade, ser vítima de acidente de trânsito, entre outras.

Segundo o Inep, os documentos utilizados para comprovar o motivo de ausência devem estar sempre legíveis, datados e assinados. E não serão aceitas autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais ou responsáveis.

O Enem 2021 ainda não tem data definida para acontecer, assim como a abertura do processo regular de inscrições para o exame.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.