MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Em Nova Friburgo, material instrutivo foi elaborado para o retorno das aulas presenciais do município

Alunos, professores e comunidade escolar podem acessar o documento elaborado pela Secretaria de Educação

Por Redação Multiplix
12/03/21 - 15:23
Em Nova Friburgo, material instrutivo foi elaborado para o retorno das aulas presenciais do município Com o cumprimento de medidas sanitárias e de modo escalonado, as aulas vão retornar ao modo presencial | Foto: Arquivo/Prefeitura de Nova Friburgo

Regras com protocolos sanitários, sugestões de metodologias de trabalho e diversas informações detalhadas sobre a Covid-19 estão no material instrutivo para a volta às aulas em Nova Friburgo. Alunos, professores e comunidade escolar podem acessar o documento elaborado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SME).

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, com o cumprimento de medidas sanitárias e de modo escalonado, as aulas vão retornar ao modo presencial por autorização do Decreto Municipal de nº 891/21.

Com isso, a SME está seguindo as orientações e protocolos de importantes instituições internacionais e nacionais, como a Unesco, a Fiocruz e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

A prefeitura divulgou que os responsáveis pelos alunos menores ou maiores de 18 anos, vão ter que assinar o Termo de Responsabilidade para frequentarem as escolas. Entretanto, vai ficar à escolha de cada família se o retorno presencial será feito ou não.

Além disso, a prefeitura ainda destacou que o ensino remoto nas unidades escolares municipais será feito por meio de caderno pedagógico, com um material impresso elaborado pelos profissionais da Rede, contendo caderno pedagógico para a Educação Especial (adaptado pelo professor, de acordo com a necessidade de cada criança), ensino online, indicação para roteiros de estudos e adoção de livros didáticos.

Para o retorno das aulas presenciais, de acordo com o protocolo, cinco fatores são primordiais:

  • Distanciamento físico
  • Limpeza, desinfecção e higienização de ambiente
  • Higienização pessoal
  • Monitoramento
  • Comunicação

O detalhamento de cada um deles encontra-se no material de instrução.

Quem apresentar sintomas da Covid-19, seja aluno ou profissional da Rede, vai ser encaminhado para a unidade de saúde mais próxima portando um formulário de notificação preenchido pela unidade escolar.

Além disso, o rastreamento de contatos de qualquer caso suspeito será feito e, quando identificado algum caso de contaminação, seja aluno ou trabalhador, as aulas presenciais devem ser suspensas por 14 dias, sendo oferecida a aula na modalidade remota neste período.

Outro fator importante para o retorno das aulas presenciais é o bandeiramento, divulgado semanalmente pela Secretaria de Saúde. De acordo com a SME, o sistema será determinante para a continuação das aulas presenciais.

Bandeira vermelha ou roxa

  • Automaticamente as aulas presenciais serão suspensas

Bandeira laranja

  • Até 50% do número de alunos por turma poderá ser mantida

Bandeira amarela

  • Número sobe para 75% de alunos por turma

Bandeira verde

  • A ocupação poderá ser de 100%

Todas as unidades, sejam elas municipais ou particulares, vão ter que estabelecer planos de ação de acordo com cada cenário da bandeira vigente.

A prefeitura ainda esclareceu que em relação às unidades fiscalizadas pela comissão, a listagem das escolas será divulgada ainda nesta semana.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.