MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Confira 4 dicas básicas para não se dar mal no dia da prova do Enem

O Portal Multiplix juntou recomendações para os candidatos que vão realizar o Enem neste domingo e também do dia 10

Por Luisa Machado
01/11/19 - 14:40
Confira 4 dicas básicas para não se dar mal no dia da prova do Enem Primeira prova do Enem acontece neste domingo, dia 3 | Foto: Reprodução/Marcelo Camargo (Agência Brasil)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo, dia 3 de novembro, e tem a segunda fase na semana seguinte, dia 10. Jovens e adultos de todo o Brasil se preparam para a prova, que é uma das principais formas de acesso à universidades públicas e particulares no país.

Além de correr atrás dos estudos e dos assuntos que estão em alta na atualidade, outros cuidados precisam ser tomados para que o candidato não perca a oportunidade de realizar a prova. Às vezes alguns detalhes podem colocar tudo a perder, por isso, o Portal Multiplix selecionou algumas dicas para colaborar com a preparação. Confira abaixo!

1) Cuidado com o horário

O candidato tem que estar atento, antes de tudo, ao local em que será realizada a sua prova. Em uma mesma cidade, diversos lugares são postos de prova, então é necessário conferir na folha de inscrição o local agendado.

Os portões, no domingo, abrirão às 12h e serão fechados às 13h. Para evitar a correria e as filas, a dica é que o aluno chegue ao local de 30 minutos a uma hora antes do horário de fechamento dos portões.

2) Leve o material necessário

Para a realização do Enem, é necessária a apresentação de um documento oficial com a foto do participante, seja ele RG, passaporte, carteira de trabalho, carteira de habilitação, entre outros. Documentos em versão eletrônica não serão aceitos, e nem cópias, mesmo que autenticadas. Além disso, só é permitida a utilização de canetas esferográficas de tinta preta.

3) Lanches

A prova tem início às 13h30 e duração de 5h30, então, o indicado é que o participante almoce antes de entrar na sala de teste. É importante lembrar que uma alimentação saudável pode fazer total diferença na hora da prova, colaborando, inclusive, para a concentração e rendimento do candidato.

É permitida a entrada com alimentos e bebidas (não alcoólicas) no local de aplicação do teste, mas, pela primeira vez, uma equipe de fiscalização estará presente para supervisionar os alimentos levados pelos participantes.

4) Materiais eletrônicos são proibidos

No dia da prova, todos os tipos de objetos eletrônicos serão proibidos de uso. Ou seja, não adianta colocar o relógio no braço achando que vai acompanhar o tempo de prova porque não será permitido o uso. O aplicador do Enem será responsável pela marcação do tempo para controle da prova, além de passar a informação para os alunos periodicamente.

Para evitar a desclassificação na hora do exame, o participante deve estar atendo ao manter celulares, tablets, calculadoras e todos os objetos digitais desligados e guardados numa embalagem com lacre.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.