MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Comunidade escolar tem grandes desafios no retorno ao ensino presencial

Pais e alunos sentem que o ensino foi prejudicado durante período de aulas online

Por Bianca Chaboudet
17/02/22 - 10:56
Comunidade escolar tem grandes desafios no retorno ao ensino presencial Escolas devem fazer avaliação para verificar o nível de aprendizado dos alunos | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Nesses dois anos em que a Covid-19 assombra o mundo, o ensino regular foi realizado de forma remota ou híbrida, o que para os especialistas não é o cenário ideal para a aprendizagem.

Segundo uma pesquisa realizada pela ONG Todos pela Educação, o número de crianças entre seis e sete anos que não sabem ler e escrever quase dobrou em 2020 e 2021.

Outra pesquisa, feita pelo Datafolha, com pais de alunos de todo o Brasil, mostrou que dois em cada três estudantes precisarão de reforço escolar para recuperar o aprendizado.

Adriana Monteiro, mãe de Luis Antônio, de sete anos, diz que o filho não conseguiu se alfabetizar através do ensino virtual. Segundo ela, as apostilas eram complexas e avançadas para uma criança que estava se alfabetizando.

"A aula online era uma vez por semana. Era muito difícil 'prender' ele naquela aula. Ficou mesmo pra pai e mãe ensinar. E é muito complicado, a gente não tem experiência pra alfabetizar uma criança. Ele não aprendeu nada, muito pouco ele sabe reconhecer as letras, mas alfabetizado ele não foi", afirmou a mãe do aluno.

Não foram só os pequenos que sentiram dificuldade com o ensino online. Rafaela Canto, de 18 anos, terminou os estudos no ano passado. Para ela, ter feito parte do Ensino Médio de forma virtual, gerou um prejuízo em seu aprendizado.

“Eu consegui voltar pra escola ano passado com as aulas presenciais, mas eu acabei perdendo meu segundo ano. Tive que correr muito atrás pra não ficar perdida no terceiro ano. Foi muito difícil dar conta de tudo e eu sei que se tivesse tudo como antes, eu não teria tanta dificuldade.”

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Educação, Ricardo Lengruber, a maioria das escolas da educação básica não estava preparada para suportar uma educação consistente a distância. Tanto no ponto de vista tecnológico, no sentido de não possuir equipamentos, como também do treinamento dos professores em usar as plataformas.

“Os estudantes também não estavam, na sua maioria, habituados a essa realidade”, esclarece.

Além disso, o educador explica que os currículos escolares da educação básica não foram planejados para o ensino a distância. Então, todas as formas de intervenção e abordagens pedagógicas estavam planejadas para o ensino de natureza presencial, que é aquilo que preconiza a lei de diretrizes e bases da educação do Brasil.

Professores e alunos terão um grande desafio esse ano

Com as aulas retornando de forma totalmente presencial, toda comunidade escolar terá grandes desafios para recuperar o que os estudantes perderam nesses últimos dois anos.

“Há a necessidade de uma avaliação diagnóstica do aluno e do grupo escolar, verificar aqueles conteúdos que foram atingidos satisfatoriamente, os que foram parcialmente atingidos e os que não foram alcançados, e fazer uma remodelação. Isso é regra nas escolas todo início de ano, independente do ensino remoto, mas isso precisará ser feito no ano de 2022 com muito mais cautela”, disse o presidente do Conselho Municipal de Educação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Caroline Klein, a avaliação diagnóstica nas escolas municipais será realizada no mês de março. Ela informou ainda que a primeira semana de fevereiro foi totalmente dedicada a estudos e planejamentos pedagógicos para uma melhor adequação curricular para atender os alunos.

"Eu espero que eles comecem do zero com essas crianças que não foram alfabetizadas. Porque se eles não começarem do zero, esses alunos não vão ter capacidade para fazer um Ensino Fundamental bom, com base", ressalta Adriana, mãe de Luis Antônio.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.