MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Começaram nesta segunda-feira as inscrições para o Enem 2020

Cerca de 100 mil estudantes poderão optar por fazer a prova digital. Data do exame está mantida

Por Redação Multiplix
11/05/20 - 14:53
Começaram nesta segunda-feira as inscrições para o Enem 2020 Enem 2020 terá duas modalidades: digital e impresso | Foto: Reprodução/Site Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, vai ter duas modalidades de provas este ano. As inscrições começaram nesta segunda-feira, 11, e podem ser feitas através da página do Enem na internet até o dia 22 de maio.

Mesmo com a pandemia de covid-19, o Ministério da Educação (MEC) mantém a data doas provas. As impressas estão previstas para serem aplicadas nos dias 1º e 8 de novembro. Já as digitais nos dias 22 e 29 de novembro.

O participante que escolher a opção impressa, não poderá optar pela digital. E assim que concluir o processo de inscrição, não poderá ter alteração na escolha.

As provas digital e impressa terão a mesma estrutura, com quatro testes objetivos, com 45 questões cada, e mais a redação em língua portuguesa.

No Enem 2020, uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) deverá ser escolhida pelo participante, feita durante a inscrição.

Esse ano o participante é obrigado a incluir uma foto no sistema de inscrição, que será utilizada para identificação no momento da prova. A taxa de inscrição custa R$ 85 e poderá ser paga até o dia 28 de maio.

Isenção de taxa

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vão ter isenção de taxa os candidatos que estejam cursando o último ano do ensino médio em 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, desde que declarada ao Censo da Educação Básica, participantes que tenha cursado o ensino médio em instituições públicas ou privadas como bolsistas integrais, com renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Além disso, terão isenção da taxa participantes que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica, membros de família de baixa renda e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Ainda de acordo com o Inep, os participantes que tiverem perfis de acordo com os editais, mesmo sem pedido formal, vão ter direito à isenção da taxa de inscrição. Isso vale para Enem digital ou impresso e também para os isentos do ano passado que faltaram aos dois dias de prova e não justificaram sua ausência.

Para saber se teve isenção na taxa de inscrição, o participante deve entrar na Página do Participante, no aplicativo ou site do Enem.

Acessibilidade e inclusão

Na inscrição deste ano, todos que precisam de acessibilidade (lactantes, estudantes em classe hospitalar, gestantes e idosos) foram inclusos como atendimento “especializado” e as solicitações devem ser feitas de 11 a 22 de maio, com resultados divulgados no dia 29 de maio.

Quem tiver o pedido negado poderá apresentar recurso com resultado final no dia 10 de junho para a solicitação.

Já os pedidos de nome social poderão ser feitos de 25 a 29 de maio. A previsão para resposta sairá dia 5 de junho e o recurso para os que tiverem pedido negado será de 8 a 12 de junho. Então, no dia 18 de junho o resultado final estará disponível.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.