MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Com representantes da Região Serrana, Semana do Parlamento Juvenil da Alerj é aberta

Jovens de quase todos os municípios da serra fluminense participam dos eventos com os deputados estaduais

Por Redação Multiplix
09/03/20 - 14:42
Com representantes da Região Serrana, Semana do Parlamento Juvenil da Alerj é aberta Representantes de quase todos os 92 municípios fluminenses na Alerj | Foto: Wanderson Nogueira

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deu início nesta segunda-feira, 9, a 12ª edição do Parlamento Juvenil, reunindo 92 alunos da rede pública de ensino que vão vivenciar o dia-a-dia dos deputados estaduais, além de discutir assuntos de interesse da população.

Este ano, o tema da semana do Parlamento Juvenil é “Onde ideias ganham voz!”, para reforçar a importância dos jovens na participação popular na política, debatendo a democracia..

Jovens das cidades da Região Serrana do Rio estão no encontro. Os estudantes são de Teresópolis, Nova Friburgo, Macuco, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Santa Maria Madalena, Cachoeiras de Macacu, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Carmo e Bom Jardim.

“O encontro acontece entre os dias 9 e 13 deste mês, com simulações de sessões plenárias. A abertura do Parlamento aconteceu nesta segunda-feira com a presença do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT)”, divulgou a Alerj através de nota em seu site.

Os jovens, de 14 a 17 anos de idade, durante a semana vão vivenciar a rotina de um deputado, discutindo assuntos que são de interesse da população, com a formação de comissões e debates de projetos de lei, além de participação em votações de textos.

A Alerj, em outras oportunidades, já aprovou medidas que foram propostas por parlamentares juvenis, como, por exemplo, Ryan Macário, de Nova Friburgo, que foi o autor da Lei 8.255/2018, que dispõe sobre estágios de formação de professores.

Este ano, Nova Friburgo está sendo representada pela jovem Tabattha Eduarda Lengruber Raposo. Junto com os outros jovens, Tabattha já participou da diplomação dos parlamentares juvenis e amanhã irá apresentar projetos para Nova Friburgo.

Nesta segunda, os jovens também elegeram a mesa diretora do Parlamento Juvenil e participaram do curso de oratória e de uma visita guiada pelo Palácio Tiradentes. Na terça-feira, 10, haverá o pronunciamento e defesa de projetos apresentados, às 15h.

Na quarta-feira, 11, haverá reunião da mesa diretora e reunião do Colégio de Líderes, às 14h e às 15h os jovens participarão de trabalhos nas comissões do Parlamento Juvenil.

Os trabalhos continuam na quinta-feira, às 14h. E, finalizando a semana do Parlamento Juvenil na Alerj, às 9h haverá votação dos projetos parlamentares e lançamento da 13ª edição do Parlamento Juvenil 2021.

Parlamento Juvenil

Criado em 1988, o projeto foi reformulado pelos próprios parlamentares juvenis em 2015 e é considerado um dos maiores projetos institucionais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, aproximando os jovens da política.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.