MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cidades serranas iniciam o ano letivo 2021 de forma remota na rede municipal

Capacitação, acolhimento e aulas online fazem parte do planejamento das prefeituras

Por Isadora Jaron
02/02/21 - 10:29
Cidades serranas iniciam o ano letivo 2021 de forma remota na rede municipal Ensino remoto dá início ao ano letivo de 2021 nos municípios serranos | Foto: Banco de Imagem

A educação é uma das áreas mais afetadas devido à Covid-19. Desde o início da pandemia, as aulas presenciais foram paralisadas. Com o ensino remoto, muitos alunos foram prejudicados, pela falta de acesso à internet. Em 2021, o planejamento da educação foi repensada, com investimentos, capacitação, acolhimento especial e outros programas.

Nos municípios da área de cobertura do Portal Multiplix, Teresópolis, Nova Friburgo, Duas Barras e São Sebastião do Alto já divulgaram o planejamento para o início do ano letivo de 2021.

Em Macuco, ainda não há uma data definida, porém o planejamento já foi iniciado. Já o município de Bom Jardim, por exemplo, vai manter as aulas suspensas. Confira o que já foi divulgado:

Teresópolis

A abertura oficial do ano letivo 2021 em Teresópolis, na rede municipal de ensino, aconteceu nessa segunda-feira, 1º de fevereiro, no sistema remoto. O plano de retomada foi apresentado na última semana de janeiro.

O início das aulas acontece no dia 8 de fevereiro, com ensino remoto. Em uma reunião online na segunda-feira, 1º, o prefeito Vinicius Claussen anunciou investimentos na área como a aquisição de móveis, obras e efetivação das reformas licitadas, compra de material para sanitização, entrega dos kits material escolar e continuidade do programa Agricultura Familiar na Escola.

Já a secretária de Educação, Satiele Santos, ressaltou que as aulas de forma híbrida vão acontecer somente quando todas as unidades escolares tiverem passado pela avaliação da equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde. Nenhum aluno será obrigado a ir à escola, já que o responsável poderá optar pelo sistema remoto.

Em Teresópolis, o plano de retomada será reavaliado a cada 21 dias pela Secretaria de Saúde, que analisará o perfil epidemiológico de cada unidade escolar, ouvindo também os apontamentos da equipe gestora das escolas. A partir dessas avaliações serão definidos os próximos passos. Assim, todas as decisões e medidas serão tomadas em conjunto pelas Secretarias Municipais de Educação e de Saúde.

Nova Friburgo

Já em Nova Friburgo, o ano letivo vai ser iniciado no dia 3 de fevereiro, também de forma remota, para a rede municipal de ensino. De acordo com informações da assessoria de comunicação da prefeitura, são quase 18 mil estudantes e mais de mil professores que vão ser acolhidos com uma programação especial de boas-vindas.

Através do canal da Secretaria de Educação, de 3 a 5 de fevereiro, a partir das 9h, os estudantes e professores podem assistir aos encontros. Confira a programação:

  • Contação de história com profissionais de várias partes do Brasil
  • Contadores Augusto Pessoa e Francisco Gregório Filho
  • Reflexões e oficinas
  • Lives e bate-papo com escritores
  • Cíntia Barreto e Camilo Martins conversam sobre o livro “Lia, lia”
  • Janimary Guerra Pecci vai estar na live “Seus sonhos e projetos são uma riqueza. Sua história também...”
  • Oficina de leitura e literatura no universo da ubiquidad é o tema do especialista Leandro Wendel Martins com mediação de Marcia Machado
  • Professor convidado Carlos Mathias e os professores Rozane Rafael , Felipão Borges e Sandro Martins estarão na live “E aí, professor, como você está se reinventando neste novo formato de ensino e em que a tecnologia ainda pode te ajudar?,” com mediação da jornalista Maria Fernanda Macedo

Ainda segundo a assessoria da prefeitura, o objetivo da programação “é iniciar o ano com o encontro possível, proporcionado pelo acesso digital, com uma programação afetuosa e com muita reflexão para preparar a rede para os 'Novos rumos, novos desafios' de 2021”, acrescentou a nota.

Duas Barras

Em Duas Barras, as aulas voltam no dia 10 de fevereiro, com as atividades remotas, também na rede municipal de ensino. Porém, para os professores o retorno será mais cedo, nos dias 8 e 9 de fevereiro, com capacitação e acolhimento realizados pela equipe da Secretaria de Educação.

O município ainda vai realizar reuniões entre a Secretaria de Educação e a Comissão Municipal de retorno às aulas, com o Ministério Público, com o prefeito e com a Secretaria de Saúde, para avaliar a situação e saber se haverá condições de iniciar, de maneira gradativa, aulas de forma híbrida ou semipresencial, no mês de março.

Nessa segunda-feira, 1º de fevereiro, equipes de apoio estão trabalhando nas unidades escolares atendendo aos pais para a realização de matrículas e executando serviços internos.

O Calendário Escolar 2021 completo pode ser acessado neste link.

São Sebastião do Alto

Em nota divulgada nas redes sociais, a Secretaria de Educação de São Sebastião do Alto divulgou que as aulas na rede municipal começam dia 8 de fevereiro, com o ensino remoto para manter a segurança dos alunos e funcionários.

"Nosso ano escolar continua diferente. Assim, o retorno às aulas com alunos e professores será na modalidade à distância. Continuamos afastados fisicamente, mas a aprendizagem de nossos alunos não pode parar. Qualquer mudança que porventura venha acontecer, será informada a todos da comunidade escolar”, frisou a nota.

Macuco

Macuco ainda não tem uma data para iniciar as aulas na rede municipal. Nesta terça-feira, 2 de fevereiro, o Executivo inicia a programação com a Semana de Planejamento Pedagógico, idealizada pela Secretaria de Educação com o tema "Educação em tempos de pandemia". O objetivo é preparar os profissionais para o ano letivo.

“Orientações do governo do estado dão conta de que o início será no modelo remoto e migrará gradualmente para o formato híbrido, ou seja, mesclando as formas presenciais e remotas, tudo seguindo rigoroso controle de segurança em saúde”, disse a nota da prefeitura.

Bom Jardim

Em decreto municipal, o prefeito Paulo Vieira de Barros decidiu que permanecem suspensas as atividades escolares presenciais na rede municipal de ensino de Bom Jardim, sem prejuízo dos dias letivos/carga horária anual permitida por lei.

“As instituições de ensino retomarão suas atividades obrigatoriamente com a oferta e atividades não presenciais, considerando a inviabilidade do retorno das atividades escolares presenciais por falta de condições físicas dos prédios escolares, do cumprimento às exigências sanitárias pertinentes ao Plano de Retorno às Aulas Presenciais e de quadro de pessoal insuficiente para suprir os profissionais de educação que fazem parte do grupo de risco e da impossibilidade de aquisição imediata de equipamentos de proteção individual para atender a todas as unidades escolares”, conclui o documento.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.