MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cachoeiras de Macacu tem manifestação por agilidade em obra de escola interditada

Alunos da Escola Municipal Almerinda Ferreira de Almeida foram realocados em outra unidade e em uma igreja, onde estão tendo aula em rodízio

Por Sara Schuabb
16/05/19 - 09:47
Cachoeiras de Macacu tem manifestação por agilidade em obra de escola interditada Escola atende 750 estudantes do nível fundamental nos períodos da manhã, tarde e noite | Foto: João Ferreira

Cerca de 200 estudantes, professores e pais de alunos fizeram uma manifestação na quarta-feira, 15 de maio, em Cachoeiras de Macacu, Região Metropolitana, cobrando agilidade da Cedae na obra da Escola Municipal Almerinda Ferreira de Almeida, no distrito de Japuíba. A instituição atende 750 alunos do ensino fundamental e está interditada pela Defesa Civil desde 8 de abril, por causa do vazamento de um duto de água da concessionária, que estaria colocando em risco a estrutura da escola.

Segundo a diretora adjunta da unidade, Vera Ferreira, os alunos precisaram ser deslocados provisoriamente para o Colégio Estadual Baccoparó Martins e para o salão paroquial da Igreja Católica Sant’Anna, e estão estudando em sistema de rodízio por conta da falta de salas.

“No Colégio Baccoparó estão os alunos de 5° ano e do Educação de Jovens e Adultos - EJA, com horário normal. Mas os de ensino fundamental II estão na igreja Sant’Anna. O problema é que os alunos alocados lá estão estudando em sistema de rodízio e não estamos conseguindo dar todo o conteúdo necessário”, explica a diretora adjunta.

Ainda de acordo com Vera, a escola vai fazer 32 anos e foi construída ao lado da adutora da Cedae, e o problema de vazamento foi se agravando, principalmente em uma sala onde era a biblioteca, que precisou ser praticamente toda quebrada.

Segundo o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Amaral, o laudo identificou que na obra de ampliação da escola, feita em 2001, foram construídos um laboratório de informática e uma quadra poliesportiva em cima de um duto da Cedae, que é uma caixa de inspeção.

“Verificamos que esse duto tinha um vazamento e que o turbilhão de água que corre ali o dia todo poderia causar algum tipo de colapso na estrutura da escola ou poderia arrebentar com a pressão que existe dentro do tubo. Então, preventivamente, tomei a decisão de interditar a escola. Com isso, a prefeitura pediu a suspensão das aulas e interditou o prédio. A Cedae já está providenciando o desvio desse duto. E, na próxima quinta-feira, a obra já deve ter início. Fizemos essa interdição como atitude preventiva para preservar vidas”, diz.

Em nota, a Cedae informou que esteve no local e realizou o reparo do vazamento e disse que a adutora foi instalada antes de qualquer construção no local. De qualquer maneira, a companhia irá iniciar uma obra para desviar a adutora da escola ainda este mês.

A redação do Portal Multiplix também entrou em contato com a Secretaria de Educação do município mas ainda não obteve retorno sobre o andamento das obras.

Pais e estudantes durante protesto em rua de Cachoeiras de MacacuPais e estudantes durante protesto em rua de Cachoeiras de Macacu | Foto: João Ferreira


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.