MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você sabe o que é o saque-aniversário do FGTS?

Entenda o que é e como optar por essa modalidade do Fundo de Garantia

Por Redação Multiplix
11/03/20 - 10:11
Você sabe o que é o saque-aniversário do FGTS? Saque-aniversário não é obrigatório. Trabalhador também não perde multa de 40% | Foto: Reprodução/Marcelo Camargo (Agência Brasil)

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) passou a ter, esse ano, o saque-aniversário, um novo modelo em que o trabalhador poderá retirar parte do benefício do FGTS uma vez por ano, mas perdendo o direito de retirar todo o dinheiro da conta, caso seja demitido sem justa causa.

O saque-aniversário não é obrigatório, mas é preciso fazer a adesão caso queira receber, se não, a regra anterior, de ser demitido sem justa causa e ganhar multa de 40% do FGTS e sacar o fundo de garantia da conta, é a que vale.

Para aderir a nova modalidade, é preciso realizar um cadastro no site ou no aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS), por meio do número do CPF, na seção “saque-aniversário”.

O valor do saque pode variar de 5% a 50% dependendo do valor que o trabalhador tem na conta, podendo ser mais para quem tem saldo menor e vice-versa. O valor a ser sacado pode ser simulado através do site da Caixa Econômica Federal e pelo aplicativo do FGTS.

Quem optar em fazer o saque-aniversário, pode voltar atrás, mas só retornará as regras antigas após o prazo de dois anos.

A partir de 2021, o trabalhador poderá fazer o saque no mês do seu aniversário e poderá escolher entre o dia 1º ou 10º para receber. Mas, de acordo com a Caixa Econômica Federal, quem optar pelo décimo dia, a base cálculo do que deverá ser recebido será acrescida com juros, além da atualização monetária.

Confira o calendário de 2020:

  • Recebem de abril a junho os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro
  • Recebem de maio a julho os nascidos em março e abril
  • Recebem de junho a agosto os nascidos nos meses de maio e junho
  • Recebem de julho a setembro os nascidos em julho
  • Recebem de agosto a outubro os nascidos em agosto
  • Recebem de setembro a novembro os nascidos nos meses de setembro
  • Recebem de outubro a dezembro os nascidos em outubro
  • Recebem de novembro deste ano a janeiro de 2021 os nascidos em novembro
  • Recebem de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021 os nascidos em dezembro

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.