MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria de Finanças de Nova Friburgo alerta sobre pendência dos contribuintes com foro

A taxa é cobrada separadamente do IPTU e corresponde a 0,5% do valor venal territorial

Por Matheus Oliveira
27/06/18 - 11:47
Secretaria de Finanças de Nova Friburgo alerta sobre pendência dos contribuintes com foro taxa é cobrada separadamente do IPTU e corresponde a 0,5% do valor venal territorial. | Amanda Tinoco

Cobrado separadamente do Imposto Predial e Territorial Urbano anual (IPTU) e que muitos cidadãos não conhecem ou sabem de sua obrigatoriedade, o foro pode trazer prejuízos aos contribuintes. Em Nova Friburgo, o subsecretário de Finanças, Alex Mayer alertou sobre a necessidade de pagamento da taxa e a quantidade de pessoas inadimplentes na cidade.

Segundo Alex, é importante que o contribuinte busque informações sobre a situação do seu imóvel para evitar que esse tipo de débito seja encaminhado para a Dívida Ativa.

 “Atualmente, as dívidas com foro somam aproximadamente R$ 14 milhões aos cofres públicos municipais. Nós recomendamos que os contribuintes nesta situação procurem a Secretaria de Finanças, pois alguns casos serão inscritos na Dívida Ativa a partir de janeiro de 2019”, advertiu Alex.

O Foro remete a época da colonização no Brasil, sendo um pagamento feito pelo foreiro ao senhorio da propriedade. Na época em que o Brasil era colônia de Portugal, a coroa portuguesa era quem autorizava a utilização de terras em troca do pagamento de uma pensão. A taxa em Nova Friburgo corresponde a 0,5% do valor venal territorial (cálculo do valor do imóvel). O foro é cobrado em 23 bairros. Para realizar a regularização, o contribuinte deve comparecer à Secretaria Municipal de Finanças, que funciona na sede da Prefeitura de Nova Friburgo, na Av. Alberto Braune, 225 – Centro. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h.    Os bairros de Nova Friburgo que devem pagar o foro são:

Braunes

Catarcione (parte)

Centro

Chácara do paraíso (parte)

Cônego  (parte)

Cordoeira

Córrego D’Antas (parte)

Granja Spinelli

Lagoinha

Duas Pedras (parte)

Olaria (parte)

Paissandu

Parque São Clemente

Perissê

Salusse

Sans Souci

Santa Elisa (parte)

Tingly

Vale dos Pinheiros

Vila Amélia

Vila Nova

Vilage

Ypu (parte)


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.