MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeituras da Região Serrana estão divididas em relação ao decreto estadual

Reabertura de comércio é tema de discussão entre prefeitos e comerciantes

Por Redação Multiplix
08/04/20 - 14:16 | Atualizada em 08/04/20 - 16:25
Prefeituras da Região Serrana estão divididas em relação ao decreto estadual Em Carmo, medidas do decreto municipal continuam valendo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, decretou na terça-feira, 7, a possibilidade de reabertura do comércio em cidades que não têm registro de casos do novo coronavírus. Segundo o governador, a orientação internacional é para restrições apenas em municípios que tenham a circulação do covid-19.

Entre as cidades da área de cobertura do Portal Multiplix, Carmo, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Sumidouro, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena poderiam reabrir o comércio, de acordo com o novo decreto estadual, mas algumas prefeituras vão continuar com as restrições.

Santa Maria Madalena

A Prefeitura de Santa Maria Madalena enviou um comunicado dizendo que visa adequar as normas municipais às regras dos decretos estaduais e resolveu prorrogar por mais dois dias o decreto municipal 2.652, do dia 22 de março, onde estabelece o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, dentre outros. O novo decreto 2.659, assinado pelo prefeito Carlos Alberto de Matos, foi editado e começa a valer nesta quarta-feira, 8.

Cordeiro

Em Cordeiro, a prefeitura convocou hoje reuniões com os representantes legais do comércio da cidade, no Centro Cultural Ione Pecly, separadamente para evitar aglomerações. Primeiro foi a vez do setor de construção, elétricas, oficinas, concessionárias e lava jatos.

Confecções também foram convocadas para a reunião, assim como serviços de restaurantes, bares, lanchonetes, trailers, ambulantes, academias, hotéis, escritórios, advogados, salões de beleza e agências de viagem.

No final da tarde desta quarta, a Prefeitura de Cordeiro recebe lojas de roupas, sapatarias, cama/mesa/banho, chocolatarias, papelarias, celulares e acessórios, bancas de jornal e lojas de 1,99.

Duas Barras

Em Duas Barras, a prefeitura divulgou comunicado informando que as medidas estabelecidas pelos decretos municipais continuam mantidas. Nos próximos dias, o gabinete de crise do município vai analisar as decisões do governo do estado e "adotará o que for necessário para a proteção da saúde da população, inclusive dos comerciantes".

Cantagalo

Em Cantagalo, o prefeito Guga de Paula, não apoia a decisão do governador Wilson Witzel e diz que a reabertura do comércio só vai ajudar a propagar ainda mais o coronavírus na Região Serrana do Rio.

“Como médico veterinário eu quero falar para o governador que ele está arranjando umas das formas mais rápidas de propagar o vírus. Se reabrir o comércio, muitas pessoas vão vir para o município de Cantagalo, então o vírus se propaga muito rápido. Se tivermos um caso confirmado, como temos dois suspeitos, ai volta a restringir o fechamento do comércio? Total incoerência”, destacou o prefeito nas redes sociais.

Carmo

Em vídeo oficial, o prefeito de Carmo, Cesar Ladeira, também esclareceu sobre o novo decreto e disse que as medidas adotadas pelo município continuam as mesmas. O Executivo está avaliando as formas para evitar a proliferação da doença.

“Estamos liberando um ônibus da prefeitura para buscar o morador de Carmo que não esteja na cidade ou no distrito. Com todo o rigor, espaçamento e álcool gel. Estamos também tentando viabilizar a compra das máscaras artesanais de quem confecciona em casa para dar a população, assim como fizemos uma grande compra de álcool gel para distribuir para a comunidade mais carente, são quase 2.000 litros para colocarmos nas cestas básicas”, enalteceu.

Além disso, a prefeitura está tentando comprar nove respiradores para atender a possível demanda do novo coronavírus na cidade. Cesar ainda pediu para que todos que puderem continuarem em casa.

Outros municípios

O Portal Multiplix entrou em contato com as prefeituras de São Sebastião do Alto e Sumidouro e aguarda resposta.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.