MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Máscaras caseiras: proteção contra o covid-19 e renda extra familiar

Procura por máscaras feitas em casa aumentou após recomendação do Ministério da Saúde; empresária de Nova Friburgo vem apostando no produto

Por Maiara Gastin
07/04/20 - 12:37

Com a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras a toda população. Para diminuir o risco de contaminação do covid-19, uma das orientações é que as pessoas utilizem máscaras simples, ou seja, aquelas feitas em casa. As cirúrgicas devem ser de uso exclusivo aos profissionais de saúde, pacientes infectados com o vírus e pessoas que cuidam desses pacientes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na última semana, o próprio Ministério da Saúde divulgou um tutorial ensinando como confeccionar as máscaras caseiras. Elas podem ser feitas com tecidos de algodão, tricoline, TNT, entre outros, desde que sejam desenhadas e higienizadas corretamente.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, tem pessoas que estão aproveitando a recomendação para conseguir um dinheiro extra. É o caso da Izabelle Borges. Ela tem uma empresa especializada em roupas para cães e gatos. A empresária conta que a ideia de confeccionar máscaras de tecido surgiu da necessidade da própria família.

“Meu pai é um paciente de risco. Nós começamos a confeccionar porque eu não estava encontrando nas farmácias. E como eu uso tecido de algodão na confecção, comecei a fazer pra gente”, afirma.

Além de proteger a própria família, Izabelle viu a oportunidade como uma forma de garantir renda extra, principalmente nesse período em que a economia é um dos setores mais impactados.

“Hoje, as pessoas estão se conscientizando da importância do uso das máscaras e nossas vendas têm aumentado bastante. Eu comecei a produzir há três semanas e devido à grande procura, precisei aumentar a produção", comenta.

Ainda de acordo com Izabelle, apesar de não ter o mesmo efeito que as cirúrgicas e as N95, as máscaras de tecido têm suas vantagens.

“Elas podem ser reutilizadas, higienizadas e são bem mais reforçadas que as máscaras descartáveis. Está sendo bem legal. As pessoas estão aproveitando e aprovando esse tipo de máscara”, finaliza.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.