MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Lei reduz ICMS para indústrias de Araruama, Cachoeiras, Friburgo e Teresópolis

Medida sancionada pelo governador do Rio incluiu 16 municípios em uma legislação de 2015, que concede tratamento tributário especial ao setor

Por Bernardo Fonseca
07/04/22 - 10:23
Lei reduz ICMS para indústrias de Araruama, Cachoeiras, Friburgo e Teresópolis Governador do Rio sancionou lei que amplia o número de municípios beneficiados por redução do ICMS | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), sancionou na terça-feira, 5, uma lei que incluiu 16 municípios de diferentes regiões do estado numa legislação de 2015, que concede tratamento tributário especial às indústrias.

A lei estadual 9.633/2022 foi proposta pelos deputados André Ceciliano (PT) e Anderson Alexandre (SDD).

Na área de cobertura do Portal Multiplix, foram contempladas agora as cidades de Araruama, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis. Antes, já estavam inclusas Arraial do Cabo, Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

No total, com as novas adesões, passam a ser beneficiados 78 municípios em todo o estado do Rio.

O que muda

A partir de agora, o contribuinte que se enquadrar no tratamento tributário deverá apresentar o pleito à Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin).

O pedido será analisado pela Codin e posteriormente submetido à Comissão Permanente de Políticas para o Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (CPPDE) para deliberação.

Caso a solicitação seja aprovada, a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cai dos habituais 20% para 3%, salvo a exceção de alguns setores.

Ampliação das cidades contempladas pela lei busca melhorar a competitividade da indústria fluminenseAmpliação das cidades contempladas pela lei busca melhorar a competitividade da indústria fluminense | Foto: Banco de Imagem

“No processo decisório de localização de uma empresa considera-se as vantagens competitivas, tais como: existência ou não de um parque de fornecedores local, de um mercado consumidor próximo, condições logísticas de estradas, ferrovias e portos, existência de mão de obra qualificada e o nível da carga tributária praticada. Tendo em vista o elevado peso dos tributos no custo das empresas, este último fator tem se mostrado um relevante diferencial na escolha do local a se implantar”, justificou André Ciciliano (PT).

De acordo com os autores da nova lei, a medida vai contribuir para a instalação e expansão de polos industriais, e para a recuperação de muitos segmentos industriais que foram prejudicados pela crise econômica provocada pela pandemia.

“Através do regime tributário diferenciado, podem atrair indústrias, gerando mais empregos para melhorar a qualidade de vida das famílias”, afirmou o deputado estadual Anderson Alexandre.

Setor industrial comemora

Para Márcia Carestiato, presidente da regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) do Centro-Norte Fluminense, o incentivo fiscal é positivo e deve ajudar a ampliar o parque industrial no interior do Rio.

“Essa decisão é importante porque embora alguns setores, como moda íntima e metalmecânico, já tivessem um ICMS de 3%, as outras indústrias que não estavam enquadradas dentro desse subsídio poderão aderir”, celebra.

Na Região Serrana do Rio, indústria da moda já era contemplada por diminuição do percentual pago de ICMSNa Região Serrana do Rio, indústria da moda já era contemplada por diminuição do percentual pago de ICMS | Foto: Divulgação/Paula Johas (Firjan)

A antiga lei 6.979/15, de incentivo à indústria no Rio de Janeiro, beneficiava, a princípio, indústrias de municípios com pequena infraestrutura, evitando a migração de empresas para outros estados que oferecessem menor tributação.

“Qualquer ação que beneficie o desenvolvimento e a melhoria das indústrias, principalmente nas questões tributárias, porque as empresas são todas muito sobrecarregadas em impostos, é muito importante”, conclui.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.