MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Instituições promovem mutirões de quitação de dívidas em Nova Friburgo. Vale a pena?

Aproveitar as campanhas de negociação de dívidas pode ser uma alternativa para começar o ano novo sem contas a pagar. Consultor financeiro dá dicas

Por Luisa Machado
03/12/19 - 12:44
Instituições promovem mutirões de quitação de dívidas em Nova Friburgo. Vale a pena? Campanhas de negociação de dívidas acontecem em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr. (Agência Brasil)

O mês de dezembro começou! Com ele, algumas empresas de Nova Friburgo apostam em campanhas de negociação, que podem ser uma boa saída para aqueles que querem virar o ano sem dívidas, mas também sem entrar no negativo, como explica o consultor financeiro Marcus Randazzo.

“Para isto, é importante separar suas contas, anotar o valor de cada dívida e os juros cobrados, para só depois iniciar o processo de negociação. Veja se as parcelas cabem no seu orçamento do próximo ano, e lembre-se: se você aceitar o parcelamento estará renovando seu contrato com o agente credor. Só vale a pena se você tiver condições de arcar com esta despesa”, comenta.

Outro detalhe importante para quem pretende aproveitar as negociações é a condição de pagamento oferecida. Na maioria das vezes, é sugerida a divisão do valor em um grande número de parcelas e, por mais que o valor seja baixo, é necessário ter atenção à proposta.

“O parcelamento em longo prazo, só vale a pena se o devedor conseguir verificar no seu planejamento que ele terá condições de arcar com estas despesas no tempo proposto. Muitas pessoas parcelam suas dívidas no final do ano para terem, novamente, acesso ao crédito e acabam contraindo novas dívidas. É importante fechar a torneira”, finaliza.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, três instituições estão abertas para receber quem possui dívidas ativas e tem interesse na negociação do valor e da forma de pagamento.

Energisa

A concessionária responsável pelo serviço de luz do município deu início, no final do mês de novembro, à Campanha Receita de Mestre. Até o dia 27 de dezembro, a empresa dá ao cliente com contas atrasadas há mais de 30 dias diferentes possibilidades para a quitação do débito.

Durante a campanha, será possível parcelar o atraso em até 24 vezes, com parcela mínima de R$ 20,00. Além disso, pode ser oferecido desconto de até 30% nos encargos da conta a quem optar pelo parcelamento do valor da dívida.

Para quem tiver o interesse em pagar o valor devido de forma integral, a concessionária dá desconto de 100% nos encargos da dívida.

Os interessados em aproveitar a oportunidade devem comparecer à agência de atendimento mais próxima (em Nova Friburgo, a Energisa fica na praça Getúlio Vargas, no Centro). É necessária a presença do titular da conta e a apresentação da carteira de identidade e do CPF no ato da solicitação de renegociação.

Águas de Nova Friburgo

A campanha Conta em Dia vai até o dia 30 de dezembro e tem como o objetivo aproveitar o período de final de ano, em que muitos trabalhadores recebem o 13º salário, para oferecer a negociação das dívidas.

A campanha disponibiliza parcelamento de até 60% no preço a ser pago, além de oferecer desconto de até 100% nos juros e multas cobrados na conta. De acordo com a empresa, é uma forma de evitar que os inadimplentes fiquem sem o abastecimento de água ou com o nome sujo.

Aqueles que quiserem aproveitar a oportunidade podem optar por acessar o site da concessionária de água, ou então ligar para o 0800 757 0422. O atendimento também é prestado na central da concessionária, que fica na rua Moisés Amélio, no Centro.

Prefeitura de Nova Friburgo

O Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis), que está valendo desde outubro, oferece benefícios para pessoas físicas e jurídicas com nome na Dívida Ativa. A campanha oferece descontos e condições especiais de pagamento para impostos municipais como IPTU, ISS, taxa de alvará, foro etc.

São oferecidos descontos de 100% nas multas e juros em caso de pagamento em cota única e a possibilidade de parcelamento da dívida em até 25 vezes, com desconto de 25% nos encargos.

Para quitar a dívida e aproveitar os descontos, basta ir à Secretaria de Finanças, que fica na sede da prefeitura, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. É necessária a apresentação de original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência, procuração caso o requerimento seja feito por procurador e, nesse caso, original e cópia do RG e CPF do procurador.

Pessoas jurídicas devem apresentar cópia do contrato social e última alteração, original e cópia do RG e CPF do representante legal, procuração, se for o caso, e comprovante de endereço do representante legal e da sede da pessoa jurídica.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.