MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo suspende a divulgação dos dados de geração de empregos no país

Confira os motivos que levaram o Executivo federal a parar de divulgar os resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

Por Redação Multiplix
31/03/20 - 14:12
Governo suspende a divulgação dos dados de geração de empregos no país Dados de abertura de vagas no mercado formal foram suspensas pelo governo federal | Foto: Marcello Casal JR/Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta semana que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) teve a divulgação para os meses de janeiro e de fevereiro suspensa pelo Ministério da Economia.

Em nota, a pasta argumentou que diversos empresários não estão enviando as notificações, o que levaria a números distorcidos, principalmente de demissões.

Vale lembrar que desde janeiro, o Executivo tornou o envio dos dados do Caged não obrigatório. Assim, o levantamento está sendo feito por meio do eSocial, sistema informatizado de armazenamento de dados dos trabalhadores.

A Secretaria Especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia informou que a divulgação só será retomada quando as empresas enviarem as informações corretamente.

“Tão logo a situação voltar à normalidade e as empresas retomarem o envio completo das informações, ocorrerá ampla divulgação das estatísticas dos meses anteriores, como sempre ocorreu”, esclareceu a secretaria.

O Ministério da Economia informou que cerca de 17 mil empresas deixaram de informar ao eSocial os desligamentos realizados. Isso, conforme a pasta, representa 2,6% do total de empresas que tiveram movimentações de empregados no mês.

De acordo com a pasta, a subnotificação das demissões indicaria que os dados de emprego formal apresentariam desempenho superior à realidade, o que comprometeria a transparência e a qualidade da informação.

Segundo o comunicado, o Ministério da Economia, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade, tem entrado em contado com as empresas para pedirem a retificação e o reenvio dos dados.

Além disso, comunicados têm sido publicados no portal do eSocial, reforçando a importância do preenchimento correto das informações. No entanto, informou a nota, a pandemia causada pelo novo coronavírus tem dificultado a autorregularização das empresas.

A Secretaria Especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia esclarece, por fim, que a suspensão da divulgação do Caged não interfere nos pedidos nem na concessão do seguro-desemprego aos trabalhadores demitidos. O benefício pode ser requerido de forma virtual, tanto pelo portal como pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Último dado do Caged teve resultado positivo de empregos em Friburgo e Teresópolis

As cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana, apresentaram resultados positivos na criação de vagas de emprego com carteira assinada em 2019. Foi o último dado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado, em janeiro deste ano.

Em Teresópolis, no último ano, foram abertas 12.586 oportunidades de trabalho enquanto 11.980 foram fechadas, resultando em 606 postos de trabalhos gerados em 2019.

Já Nova Friburgo, durante o último ano, abriu 17.465 vagas e fechou outras 16.965, ficando com um resultado positivo de 500 novas vagas abertas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.