MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Firjan fala sobre crescimento do setor industrial e projeta o ano de 2021 na região

Presidente da Firjan Centro-Norte, Márcia Carestiato fala sobre os desafios da indústria local em meio à pandemia do novo coronavírus

Por Matheus Oliveira
26/03/21 - 10:05
Firjan fala sobre crescimento do setor industrial e projeta o ano de 2021 na região Setor industrial apresentou resultado positivo no começo deste ano | Foto: Banco de Imagem

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou um crescimento de 2,9% na produção industrial no estado do Rio de Janeiro no mês de janeiro deste ano. Para entender os motivos que levaram a este resultado e o que esperar do setor na Região Serrana, a reportagem do Portal Multiplix conversou com a nova presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) Centro-Norte Fluminense, Márcia Carestiato.

Segundo Márcia, uma pesquisa realizada com as empresas da região mostrou um impacto grande da pandemia no setor industrial em razão das “paralisações da atividade econômica e das demais medidas de isolamento social”.

“Nos meses de auge da pandemia em 2020, a região registrou recorde de queda em seu volume de produção, além de ter registrado seu menor nível de utilização de sua capacidade instalada de toda a série, iniciada em 2010. Nos últimos meses do ano, com relativa redução dos casos e óbitos causados pela Covid-19 e a flexibilização das atividades econômicas, a região apresentou resultados positivos, com crescimento em seu volume de produção e aumento em seu nível de utilização de sua capacidade instalada”, compara Márcia.

Ela cita que a elevada carga tributária, demanda interna insuficiente e falta ou alto custo da matéria-prima são alguns dos entraves enfrentados atualmente pelos empresários do setor.

“Além disso, a pandemia trouxe um cenário de dificuldade de fornecimento de insumos e matérias primas, por escassez e altos preços enfrentados”, ressalta a presidente da Firjan.

Recém-empossada, Márcia destaca que seu principal desafio à frente da Firjan será ajudar a manter a atividade econômica em pleno funcionamento e atuar pela sobrevivência das empresas da região.

Para isso, ela busca soluções e diálogo com os governos federal, estadual e municipal para atender todas as demandas do setor na Região Centro-Norte Fluminense.

Entre elas, destaque para a necessidade de vacinação em massa.

“Quanto mais rápido vacinarmos toda a população, mais rápido teremos a retomada total da rotina”, declara Márcia.

Já em nível estadual, a revisão dos impostos que incidem sobre o empresário da indústria local e a melhoria e conservação de rodovias importantes para o escoamento de produtos como RJ-116 e RJ-142 são alguns dos pleitos levados ao governador em exercício Cláudio Castro quando ele esteve em Nova Friburgo no começo deste ano.

Dentro dos municípios, necessidades de melhorias nas respectivas infraestruturas são as principais necessidades da indústria e que serão levadas aos prefeitos.

“Nas próximas semanas, o conselho da Firjan Centro-Norte fará a entrega de uma agenda positiva aos prefeitos da região. Neste documento estão questões ligadas à infraestrutura, como melhoria dos acessos aos distritos e zonas industriais; questões como a melhoria dos serviços de energia elétrica e banda larga; investimento em educação básica; ampliação da rede esgoto, entre muitas outras questões que visam o desenvolvimento regional”, completa.

Sobre o crescimento de 2,9% apresentado em janeiro pelo setor industrial no estado do Rio, conforme mostra o IBGE, a área econômica da Firjan aponta que tal resultado se deve ao bom desempenho das indústrias extrativa e da construção civil.

Sobre o ano de 2021, com o primeiro trimestre já se encerrando, a previsão da Firjan “para a produção industrial fluminense é de um crescimento de 5,62%".

A entidade aponta que tanto a indústria extrativa (+2,84%) quanto a indústria de transformação (+5,93%) devem obter bons resultados.

Dentre os setores, a expectativa é de que as exportações de veículos automotores seja o principal responsável pelo crescimento na indústria de transformação.

Já a indústria extrativa deve apresentar um crescimento mais moderado frente a 2020, quando houve crescimento de 11,1%. Essa desaceleração se deve a redução da produção de petróleo planejada pela Petrobras, devido aos desinvestimentos ocorridos no ano de 2020 devido à pandemia, aponta a instituição.

“É necessário levar em consideração, no entanto, o cenário de pandemia para o ano, a imunização da população é imprescindível para a recuperação da atividade industrial e da confiança dos empresários para realizar novos investimentos”, reforça a Firjan.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.