MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estudo aponta que parte da população fluminense se planejou para gastos do começo do ano

Confira detalhes do levantamento que mostra como parte dos cidadãos do estado do Rio se programou para começar bem 2020

Por Redação Multiplix
08/01/20 - 15:50
Estudo aponta que parte da população fluminense se planejou para gastos do começo do ano Planejamento financeiro pode ajudar no rendimento mensal das famílias fluminenses no início de 2020 | Foto: Banco de Imagem

Após as festas de fim de ano vêm os gastos do início da outra temporada. Impostos como IPVA e IPTU ou despesas escolares (matrícula e material) representam um grande impacto financeiro para as famílias. Entretanto, parece que as famílias do estado do Rio de Janeiro estão aprendendo a planejar.

Segundo um levantamento do Instituto Fecomércio RJ – IFec RJ, 51,8% dos fluminenses realizaram algum planejamento financeiro ao longo de 2019 para pagar as despesas iniciais de 2020.

Entre os fluminenses que pagam IPTU (59,4%), mais da metade (53,9%) vai pagar de forma parcelada, mesmo com os descontos oferecidos pelo governo para pagamento antecipado.

Já dos 42,4% que pagam IPVA, 50,5% vão pagar à vista, aproveitando a redução de 3% no valor.

No caso das despesas de menor valor, o estudo mostrou que dos 35,2% que têm gastos com matrícula escolar, 72,2% efetuarão o pagamento à vista. Já dos 49,6% que têm gastos com material escolar, 46,4% vão optar pelo pagamento à vista, enquanto 53,6% optarão pelo parcelamento.

Segundo o diretor do IFec RJ, João Gomes, a pesquisa mostrou um amadurecimento da população com os gastos futuros.

“É positivo observar que pouco mais da metade dos entrevistados se planejaram, ao longo de 2019, para honrar os tradicionais gastos de início do ano. O planejamento financeiro é importante a fim de evitar empréstimos ou parcelamentos que vão encolher o rendimento mensal ao longo dos próximos meses”, destaca o diretor do Instituto Fecomércio RJ.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.