MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coronavírus impacta setor de trutas na Região Serrana do Rio

Produtores mantêm peixes nos tanques e nas câmaras frias até o fim da pandemia, e recorrem ao delivery para diminuir os prejuízos

Por Isadora Jaron
10/04/20 - 09:02
Coronavírus impacta setor de trutas na Região Serrana do Rio AquiSerra, que reúne produtores de truta da região, decidiu fazer um delivery do peixe | Foto: Reprodução/Cozinha Dal Bó

A pandemia do novo coronavírus está causando grande impacto na economia mundial. Diversos setores estão sendo afetados por causa da rápida propagação do vírus e a necessidade de fechamento de indústrias, comércios e a paralisação de diversas atividades.

Maior produtora de truta do estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, produz cerca de 12 toneladas do peixe por mês. Ou, pelo menos, produzia. A aquicultura é uma das atividade que também vêm sentindo os impactos do covid-19.

“O pequeno produtor da Região Serrana vendia muito para hotéis e restaurantes. Isso tudo está zerado, eles não estão comercializando”, afirma Frederico Lucho, presidente da Associação dos Aquicultores da Região Serrana (AquiSerra).

Em geral, a queda nas vendas de truta foi de 90% em todo o estado, de acordo com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).

“As vendas praticamente pararam, o impacto está forte. Muitos produtores receberam de volta as encomendas, principalmente dos hotéis que não estão recebendo hóspedes e tiveram que parar. Em geral, houve queda de 90%”, destaca Marcelo Pereira, extensionista da Fiperj.

Ainda segundo a fundação, o impacto pegou a entressafra da truta, e o prejuízo também se dá pelas contas e pelo custo de manter o peixe no tanque.

“Os distribuidores também confirmaram queda, só não é tão significativa porque estamos na entressafra e a produção não sente tanto. Tem produtor com estoque e peixes dentro do tanque, e aí é só manter. O prejuízo é com ração, luz e outros gastos. A dificuldade vai ser ainda maior para os produtores que vendem nas próprias propriedades”, explica Marcelo.

O presidente da AquiSerra segue o mesmo raciocínio do extensionista da Fiperj e afirma que a pandemia vai gerar prejuízo, principalmente, na produção e no custo para quem é truteiro.

“Manter o peixe dentro do tanque também começa a ser prejuízo, pois começa a crescer, consumir ração, tem risco de mortalidade. Então, vai afetar um pouco mais o produtor”, diz Frederico. 

Mas para tentar fugir da crise durante a pandemia, a AquiSerra decidiu unir os produtores disponíveis, montando um cardápio com uma tabela de preço para entrega delivery do peixe, seguindo os moldes de muitos restaurantes que também estão recebendo pedidos para levar até as casas dos clientes.

“Estamos espalhando no WhatsApp para tentar fazer uma venda direto pro consumidor final e ver se isso vai melhorar um pouco”, destaca Frederico.

Quem quiser pedir truta em casa, também aproveitando a sexta-feira Santa e o período da Páscoa, o telefone de contato é o (22) 9-9729-4140.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.