MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coronavírus: IBGE adia Censo Demográfico para 2021

Só na Região Serrana do Rio seriam mais de 500 vagas de emprego para recenseadores e agentes

Por Redação Multiplix
18/03/20 - 11:49
Coronavírus: IBGE adia Censo Demográfico para 2021 Censo de 2020 foi adiado para 2021 | Foto: Divulgação/Licia Rubinstein (Agência IBGE Notícias)

Com os mais de 300 casos de coronavírus no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou a realização do Censo Demográfico, que seria este ano, para 2021. Ao todo seriam contratados 180 mil recenseadores no Brasil e mais de 500 vagas de emprego só para a Região Serrana do Rio.

De acordo com o IBGE, a medida foi tomada para prevenir o contato pessoal dos recenseadores com a população, levando em conta a pandemia de covid-19. O treinamento das equipes que começaria no mês de abril, teve que ser cancelado para evitar aglomerações.

“A decisão leva em consideração a natureza de coleta do censo, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional. Considera, do mesmo modo, a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho”, explica o IBGE, em nota.

O Censo Demográfico de 2021 tem como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com a coleta dos dados prevista para começar no dia 1º de agosto até 31 de outubro do ano que vem.

Assim como o censo, o processo seletivo que estava em andamento e terminaria no próximo dia 24 de março, também foi suspenso. O IBGE divulgou que os candidatos que já fizeram o pagamento da taxa de inscrição vão ser reembolsados.

“Candidatos serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias”, finaliza a nota.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.