MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Economia friburguense: Propostas visam superar crise gerada pelo novo coronavírus

Professor Sidney Mathias destaca formas do poder público fomentar o setor econômico de Nova Friburgo

Por Matheus Oliveira
19/10/20 - 10:41
Economia friburguense: Propostas visam superar crise gerada pelo novo coronavírus Setor econômico de Nova Friburgo, em especial o de Moda Íntima, busca driblar crise gerada pela Covid-19 | Foto: Arquivo/Joao Luccas Oliveira

Lidar com a situação da pandemia, a diminuição de recursos nos setores públicos e privados e a busca por investimentos que garantam emprego e renda são alguns dos desafios do setor econômico de Nova Friburgo na atualidade, segundo o professor de economia Sidney Mathias, entrevistado do Portal Multiplix para a série especial das Eleições 2020.

De acordo com Sidney, as principais demandas do setor econômico em meio à pandemia do novo coronavírus:

  • Atração e Retenção de investimentos privados
  • Fomento ao empreendedorismo local
  • Geração de Emprego e Renda

“Para cada uma dessas demandas existem várias saídas e soluções já conhecidas, porém, num momento extremamente delicado como este, a criatividade tem que ser uma aliada ainda maior dos gestores”, complementa Sidney.

O professor de economia relata que existem diversas formas do Executivo ajudar a fomentar a economia friburguense. “O fortalecimento de pólos industriais e incentivo como qualificação de trabalhadores, infraestrutura, auxílio na elaboração de projetos são exemplos de estratégia de fomento de parcerias público-privadas para investimentos em estrutura, eventos, capacitação de trabalho e gestão”, afirma.

Outras formas de apoiar a economia local apontadas por Sidney são:

  • Atualização legal do município (decretos, portarias e leis) para ficar em consonância com as evoluções trazidas pelo governo federal e estadual no que tange a desburocratização de processos, incentivo a formalização, fiscalização orientadora ativa, dentre outras inovações

  • Regularização de empresas já existentes e irregulares com o município quando a situação destas permitir

  • Maior aproximação com entidades representativas de empresas e setores para estratégias de fomento em conjunto

  • Retenção do fluxo econômico no município

  • Preferência nas compras públicas em adquirir itens e serviços de empresas do município, fazendo com que a receita gire aqui dentro

  • Programas de incentivo ao comércio local como tickets e cartões-refeição que só podem ser utilizados em estabelecimentos cadastrados

O profissional da área econômica revela ainda que o poder público enfrenta uma diminuição na arrecadação em virtude da perda de arrecadação e de renda de empresários e trabalhadores por causa do surto de covid-19 em todo o mundo.

Sobre tal situação, ele ressalta a necessidade de diminuir os gastos públicos.

“O negócio é readequar a estrutura pública (gastos enxutos) para conviver com esta nova realidade e investir nessas ações de retomada do fluxo econômico do município. Um bom escritório de gerenciamento de projetos dentro da prefeitura também pode ajudar a trazer recursos de convênios e outras fontes externas para o município com contrapartidas pequenas”, declara.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.