MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

É Carnaval! Tradicionais blocos de Friburgo tomam conta das ruas nesta sexta-feira

Primeiro dia de festa vai ser marcado pelos desfiles da Banda da Predial Primus e pelo bloco Maluco Beleza

Por Matheus Oliveira
21/02/20 - 10:00
É Carnaval! Tradicionais blocos de Friburgo tomam conta das ruas nesta sexta-feira Desfile do Bloco Maluco Beleza é um marco no carnaval friburguense | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Carnaval chegou! O ritmo de samba, folia e alegria já toma conta da cidade de Nova Friburgo. E como em tantos Carnavais, alguns desfiles e eventos são tradição no município. Como por exemplo: o conhecido Bloco das Piranhas, a famosa banda da Predial Primus, e o Bloco Maluco Beleza.

Mas você, folião friburguense ou turista, sabe como surgiu o Bloco das Piranhas na cidade?

A tradição começou com empresário friburguense Silvio Ruiz, fundador da Predial Primus, importante estabelecimento de Nova Friburgo. Ele conta que decidiu promover o bloco ao ver que o Carnaval de rua da cidade estava perdendo força.

Assim, chamou alguns amigos, se vestiram de mulher e pronto. Estava criado o Bloco das Piranhas. O bloco tem início marcado para às 17h desta sexta-feira, dia 21 de fevereiro.

Silvio Ruiz iniciou a tradição do Bloco das Piranhas na cidadeSilvio Ruiz iniciou a tradição do Bloco das Piranhas na cidade | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mas tamanho movimento ganhou ainda mais força. E assim, surgiu a banda da Predial Primus. A banda vai desfilar em seguida, às 19h, desta sexta.

A Banda da Predial Primus abriu o Carnaval de Nova Friburgo pela primeira vez em 1979.

“Eu tinha alguns instrumentos em casa e assim foi feito o primeiro desfile. No ano seguinte contratei uma banda. A regra era e é até hoje, só tocar músicas carnavalescas , como marchinhas e sambas conhecidos da época”, revela, antes de completar.

“A banda foi crescendo e nos reunimos na sede da empresa para tomarmos um chopp e nos vestirmos de mulher. Logo depois implementamos as camisas. A Banda da Predial Primus abre o Carnaval levando para avenida a alegria e a tranquilidade da nossa cidade”.

Silvio conta ainda que a Banda cresceu ao ponto de serem obrigados a limitarem a entrada e que os filhos e netos, que hoje comandam a empresa, também seguem envolvidos no desfile.

“Sou muito realizado de poder deixar para cidade um resgate de uma Nova Friburgo que nasci, vivi, trabalhei e criei meus filhos. E é muito emocionante ver a Banda tomando conta da avenida”, revela Silvio.

Maluco Beleza

Por sua vez, o Bloco Maluco Beleza, surgiu no interior da Clínica Santa Lúcia, em 1993, e dá a oportunidade aos internos de marcarem presença na folia friburguense. O Maluco Beleza vai tomar conta do Carnaval da cidade serrana a partir das 18h desta sexta, 21.

Segundo o diretor da clínica, Dermeval Barboza Moreira Neto, inicialmente os desfiles ocorriam com a clientela nos arredores de Mury.

“A partir de 1995, o Bloco passou a desfilar no Centro de Nova Friburgo, inicialmente na praça Getúlio Vargas, até que, dois anos depois, 'invadiu' literalmente a avenida Alberto Braune, o que causou enorme espanto para a população”, conta.

“O fato foi recebido com enorme carinho pelo povo, que entendeu a causa e a abraçou, onde, desde então, o Maluco Beleza passou a abrir o Carnaval de Nova Friburgo”, conta Dermeval.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.